Educação especial em classes regulares é defendida por ministro da educação

Segundo o MEC, Aloizio Mercadante quer todas as crianças e joves deficientes nas escolas

por Nathan Santos | sex, 01/06/2012 - 14:28
Compartilhar:
Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens Educação especial já é chamada de inclusiva

A página oficial do Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (1º), que o ministro da educação, Aloizio Mercadante, defendeu a realização da educação especial em classes regulares. Segundo a página, Mercadante apoia a participação por completo de alunos deficientes na escola. “O Brasil tem que ter 100% das crianças e jovens com deficiência na escola. A escola de atendimento especial é um direito, sim, mas para ser exercido de forma complementar e não excludente”, disse.

Dados do censo de educação básica foram mostrados pelo ministro, como por exemplo, no ano de 2000, quando existiam somente 21,4% das pessoas com deficiência matriculadas no ensino regular público. Já no ano de 2011, o número passou para 74,2%. Ainda foram apresentadas informações que apontam que 22% das escolas têm acessibilidade e há 12 anos, o número era de 2,2%.

Ainda de acordo com o endereço virtual do MEC, Aloizio Mercadante enfatizou que os estudantes com deficiência estão se inserindo no mercado de trabalho com maior incidência. “É isso que queremos, não vamos de novo segregar, como fazíamos há 10 anos. Pelo contrário, temos que buscar ainda centenas de milhares de jovens pobres com deficiência que não conseguem chegar à escola, um a um”, comentou o ministro.



Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando