Estudantes recifenses avançam na Olimpíada de Matemática
Trezentos alunos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus participam da competição
Cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, localizada no bairro dos Torrões, participaram, na tarde desta quarta-feira (17) da 1° fase da “7° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2011 – Somando novos talentos para o Brasil”, maior competição do gênero no mundo. Os alunos se juntaram aos mais de 16 mil estudantes. Os 300 estudantes se juntaram aos mais de 16 mil alunos das Escolas Municipais da Rede de Ensino que participaram do exame, promovido pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, e realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A unidade educacional Arraial Novo do Bom Jesus participa da Olimpíada desde a primeira edição (2005) e de lá para cá os alunos têm garantido prêmios para a escola. Como é o caso do estudante do 9º ano, Rodrigo Ferreira Gomes, 15 anos, que compete há três anos, conquistando sempre a menção honrosa.
Onze turmas da unidade educacional fizeram o exame, que possuía 20 questões com conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A segunda fase acontecerá em 5 de novembro. Nessa etapa, que define os medalhistas de ouro, prata e bronze e as menções honrosas, as provas serão aplicadas em centros de ensino, por fiscais contratados pela coordenação da Olimpíada. A Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus será uma das unidades-polos onde acontecerá a 2ª fase. A premiação está prevista para fevereiro de 2012.
OBMEP – Em 2011, foram inscritos 18.719.916 alunos em 44.691 escolas. Através da OBMEP, os alunos têm contato com questões desafiadoras da Matemática e são estimulados a trabalhar em grupo.