Uma língua "afiada" faz a diferença

sex, 11/11/2011 - 17:17 Atualizado em: qui, 24/11/2011 - 06:34
Danilo Bezerra LeiaJá/Imagem Laura Gil Rodrigues, 22 anos, estudou inglês, num intercâmbio de sete meses aos Estados Unidos da América (EUA) Danilo Bezerra LeiaJá/Imagem

Num mundo cada vez mais globalizado, e com a Copa do Mundo de 2014 prestes a bater a porta do Estado de Pernambuco, várias oportunidades de emprego estão surgindo e continuarão a surgir. Mas, muitas delas exigem que o candidato tenha um diferencial de mercado. Então, acima de qualquer especialização ou curso técnico, mas vale à pena afiar a língua com um novo idioma. Isso porque muitas são as empresas estrangeiras que estão se instalando no Estado, sobretudo, em Suape. E pedem, como pré-requisito, uma língua a mais. Então, seja inglês, francês, alemão, espanhol, italiano ou até mesmo o árabe ou japonês, não importa qual a língua estrangeira escolhida, o importante é ter uma delas no currículo para ingressar no mercado, cada vez mais universalizado.

Foi pensando desta forma que Laura Gil Rodrigues, 22 anos, estudou inglês, num intercâmbio de sete meses aos Estados Unidos da América (EUA). Hoje, trabalhando como tradutora e professora de idiomas, Laura colhe os frutos com a qualificação profissional. Para ela, saber falar a língua foi fundamental. “Saber falar outra língua pesa muito. Faz com que você seja visto diferente. A experiência com a língua inglesa que tive fora do país contou muito para eu conseguir meu atual emprego”, afirmou Laura, que hoje trabalha como professora numa escola especializada em idiomas no Recife.

Segundo a consultora de recursos humanos da Agregar, empresa de recrutamento de profissionais, Rauseanne Sybalde, saber falar mais de uma língua é uma exigência de mercado. “Hoje, é o diferencial. Têm empresas que já colocam esse perfil como pré-requisito. Principalmente, as grandes empresas. Eles exigem que os candidatos tenham conhecimento avançado sobre a língua”, afirma. Ainda de acordo com a consultora, para não ficar de fora do mercado "as pessoas devem se aperfeiçoar. Ter esse conhecimento diferenciado para que isso não seja um empecilho. Às vezes o candidato tem até um conhecimento técnico, mas esbarra na falta de conhecimento em outras línguas”.

Quem não esbarrou na falta de conhecimento em outra língua na hora de ingressar no mercado foi a jovem estudante de direito Luize Andrade Lacerda, de 27 anos. Com um currículo recheado, Luize sabe falar sete línguas (inglês, espanhol, francês, alemão, mandarim, idiche (dialeto judeu) e italiano. Com tanta língua no currículo, vários empregos surgiram ao longo de sua trajetória profissional. “Já trabalhei nos EUA como interpretadora médica e aqui no Brasil trabalhei em um escritório de advocacia. Neste último, segundo o advogado que me contratou, um dos motivos para eu ser contratada foi o fato de saber falar alemão”, contou a estudante que no primeiro dia de trabalho teve que traduzir um inventário em alemão. Diante das experiências, Luize, embora não esteja trabalhando atualmente, afirma: “Profissionalmente, foi fundamental ter o domínio dessas línguas. Foi o diferencial”, concluiu.

Para os interessados em obter uma língua a mais no currículo, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece cursos de línguas estrangeiras. Lá, o público pode aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e mandarim. Para mais informações sobre os cursos, os interessados podem ligar para os telefones 0800 0811688 (81) 3413.6724 / 3413.6717 / 3413.6716. Além do Senac, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) também oferece curso gratuito de línguas anualmente entre as Regiões Político Administrativas.

Segue abaixo os endereços:

RPA-1
Centro de Qualificação Profissional São José
Rua Coelho Leite, s/n, Santo Amaro - Fone: 3355.3808
Curso: Espanhol
 
Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato
Rua da Imperatriz, 182, Boa Vista – Fone: 3355.3592
Cursos: Inglês / Francês /  Espanhol /  Alemão /  Italiano / Latim
 
RPA-2
Escola Profissionalizante de Beberibe Zuleide Gomes Monteiro
Rua Melânio de Barros Correia, s/n, Beberibe - Fone: 3355.3656
Cursos: Inglês/ Espanhol

RPA-3
Escola Profissional Virgem Poderosa
Rua Leonardo Cavalcante, s/n, Jaqueira - Fone: 3355.3632
Curso: Espanhol

RPA-4
Escola Profissional Magalhães Bastos
Rua Francisco Lacerda, s/n, Várzea - Fone: 3355.6006
Curso: Inglês
Escola Municipal Engenheiro Antônio Bezerra Baltar
Rua Álvaro Teixeira Mesquita, 125, Engenho do Meio - Fone: 3355.3438
Cursos: Inglês /Espanhol

RPA – 5
Escola Profissional anexa ao CSU Bidu Krause
Avenida 11 de agosto, s/n, Totó - Fone: 3232.2520
Curso: Espanhol
Escola Profissional de Areias
Rua Ipojuca, s/n, Areias - Fone: 3355.3596
Curso: Inglês

RPA-6
16 - Escola Profissionalizante Maria de Sampaio Lucena
Avenida Rio Grande s/n (UR-1) – Ibura - Fone: 3232.3118
Cursos: Inglês /  Espanhol

COMENTÁRIOS dos leitores