Senai oferece cursos técnicos grátis

Vagas são destinadas a pessoas de baixa renda

por Nathan Santos qua, 04/01/2012 - 18:07

Já estão disponíveis as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos do Serviço Nacional da Aprendizagem (Senai), no programa Educação Básica e Educação Profissional (EBEP). A ação é oriunda de parceria entre o Senai e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Nela, o ensino médio e técnico são associados, oferecendo vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda.

As inscrições poder ser realizadas até o dia 6 de janeiro. No total, 400 vagas serão oferecidas para o ano letivo de 2012, onde destas, 3% serão destinadas a pessoas portadoras de necessidades especiais. Os interessados devem apresentar documento comprobatório de conclusão da 8ª série/ 9º ano e terem idade de no máximo de 17 anos.

As aulas serão realizadas nas unidades do Senai de Caruaru, Paulista, Petrolina, Araripina, Areias e Santo Amaro. Os assuntos que serão abordados são nas áreas de administração; alimentos; vestuário; eletromecânica; eletrotécnica; produção de moda; refrigeração e climatização; manutenção automotiva; química; têxtil; eletrônica, além de gestão de processos industriais com especialização em gesso.

O processo de seleção terá caráter eliminatório e classificatório. As provas iniciarão no dia 13 de janeiro, no horário das 9h, com a duração máxima de quatro horas, não sendo permitido a entrada do candidato após o horário determinado. Haverá três etapas: prova escrita de conhecimentos, entrevista e questionário socioeconômico. Os nomes dos classificados serão divulgados no quadro de avisos das escolas do SESI, na qual o candidato está concorrendo à vaga, a partir das 14h, do dia 20 de janeiro. Também haverá divulgação no site institucional do SESI/PE. As inscrições devem ser feitas nas secretarias das escolas do SESI, onde o candidato deseja concorrer às vagas, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

A taxa de inscrição custa R$ 20 e os participantes poderão se inscrever em apenas um dos cursos. De acordo com o Senai, todo aluno que inicia em um dos cursos do serviço poderá ser contratado por empresas industriais. Ao final dos encontros os alunos terão direito ao diploma de Técnico de Nível Médio

 

COMENTÁRIOS dos leitores