Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Matemática
Competição é voltada para alunos de escolas públicas
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira que estão abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Podem participar estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, e as próprias escolas devem fazer as inscrições dos alunos, atravpes da página eletrônica da Obmep.
Para esta edição, 500 alunos serão premiados com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. De acordo com o MEC, o objetivo da competição educativa é estimular o estudo da matemática. A ação é voltada para escolas públicas, envolvendo professores e estudantes.
Segundo o MEC, as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de março. No dia 5 de junho haverá a aplicação das provas da primeira fase nas escolas e, em 26 do mesmo mês, será a data final para as escolas enviarem os cartões-respostas dos participantes aprovados para a segunda fase. A divulgação dos classificados para a segunda fase e os locais onde ocorrerão as provas será no dia 15 de agosto.
Desta data até o dia 14 de setembro, será o período para as escolas indicarem - na página eletrônica da Obmep - os professores dos alunos selecionados para a segunda fase. As provas desta fase serão no dia 15 de setembro, às 14h30 (levando em consideração o horário de Brasília).
Segundo o Ministério, o anúncio dos premiados será no dia 30 de novembro, através do endereço eletrônico da olimpíada. A competição é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. De acordo com o MEC, na edição anterior, mais de 18 milhões de alunos se inscreveram na competição.