Maurício de Nassau agora é Centro Universitário

UNINASSAU poderá criar novos cursos sem a necessidade da autorização do MEC, além de emitir e registrar diplomas dos estudantes formados pela instituição

por Nathan Santos ter, 29/05/2012 - 16:54
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Jânyo Diniz, reitor da UNINASSAU Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Foi publicada, no Diário Oficial desta terça-feira, a portaria do ministro da educação, Aloizio Mercadante, que credencia a Faculdade Maurício de Nassau como Centro Universitário. No dia 16 de fevereiro deste ano, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) havia aprovado este credenciamento. Pertencente ao Grupo Ser Educacional, a Maurício de Nassau passará agora a se chamar UNINASSAU, e o seu lançamento oficial foi feito nesta terça, no Centro Administrativo da instituição, no bairro das Graças, zona norte do Recife.

Com a mudança, a UNINASSAU terá a autonomia para criar novos cursos, sem que a autorização precise passar pelo Ministério da Educação (MEC), além de poder emitir e registrar diplomas dos alunos formados pelo Centro Universitário. Além disso, a instituição desenvolverá programas de iniciação científica, pesquisas, programas de mestrados, entre outras ações. A área da UNINASSAU será em Recife, uma vez que um Centro Universitário possui abrangência municipal.

O reitor da UNINASSAU, Jânyo Diniz, disse que desde a criação da Faculdade Maurício de Nassau, um dos objetivos era tornar a instituição um Centro Universitário. “Há bastante tempo vínhamos trabalhando para nos tornar um Centro Universitário. Já tínhamos todos os pré-requisitos e o credenciamento, e o resultado foi fruto do nosso trabalho”, relatou. De acordo com Diniz, a instituição passou por várias avaliações até o credenciamento. “O MEC checou a estrutura física, o corpo docente, entre outras ações”, comentou o reitor.

Vários critérios de qualidade são avaliados pelo MEC, através de especialistas. Infraestrutura, programas acadêmicos realizados, responsabilidade social, comunicação com a comunidade, sustentabilidade financeira, são algumas das exigências do MEC. Além disso, são exigidos um percentual de 33% de professores com títulos de mestres e doutores nas graduações oferecidas pela instituição - a Maurício de Nassau já possuía um corpo docente em que 64% dos professores são mestres e doutores. Atualmente, a UNINASSAU possui 18 mil alunos.  

Mais de 40 cursos são oferecidos pela instituição, entre bacharelados e tecnólogos, distribuídos nas áreas de humanas, exatas e saúde. E, para ampliar a quantidade, Jânyo Diniz comentou sobre a criação de novos cursos. “No momento em que verificarmos a demanda do mercado, criaremos novos cursos. Nós já temos alguns sendo analisados e, a qualquer momento, poderemos lançá-los”, relatou o reitor. Um desses cursos é o de medicina, que também precisa receber autorização do Conselho Nacional de Medicina, bem como a graduação de psicologia. O reitor também destacou que a ideia é realizar intercâmbios educacionais para estudantes do centro, bem como, com alunos de outras instituições da Europa e da América Latina.

Universidade e Centro Universitário – Uma instituição é chamada de Centro Universitário no momento em que elas abrangem uma ou mais áreas do conhecimento. Essas instituições precisam ter excelência no ensino oferecido, comprovada pelas atividades desenvolvidas pelo corpo docente, através das condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. Um centro tem autonomia municipal, diferentemente de uma universidade, que possui abrangência estadual.

Clique AQUI e saiba mais sobre a UNINASSAU.

COMENTÁRIOS dos leitores