A geografia dos vestibulares

Além dos temas tradicionais da disciplina, assuntos da atualidade podem aparecer nas provas

por Nathan Santos dom, 10/06/2012 - 15:39
Divulgação No Enem, a prova tem relação com assuntos de história. Os candidatos precisam ficar atentos Divulgação

No período de estudo de quem está se preparando para os vestibulares das principais universidades públicas de Pernambuco, é importante conhecer as características das provas e identificar os temas das disciplinas que estão inclusas nos processos seletivos. Continuando a série de reportagens do Portal LeiaJá sobre os vestibulares, destacamos que é fundamental que os “feras” se dediquem ao estudo da geografia. A disciplina aborda diversos assuntos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como na avaliação específica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e na prova da Universidade de Pernambuco (UPE).

No Enem, a prova de geografia tem relação com assuntos de história, e por isso os candidatos precisam atentar para os contextos históricos sociais. “A prova do Enem está muito agregada à prova de história. Toda vez que uma questão tratar de ano, você precisa saber o momento histórico que o quesito trata”, explica o professor Ezequiel Santos, que há seis anos dá aulas visando os vestibulares.

O professor destaca os assuntos que estão compondo a prova do Enem com frequência. “Geografia populacional, migrações externas, colonização, ciclos econômicos, mineração, população e urbanização são assuntos que precisam ser estudados, dentro da perspectiva do cotidiano”, conta Santos. Nesse contexto, o Enem procura relacionar esses temas com acontecimentos atuais. por isso, também é importante que os alunos estejam por dentro dos assuntos em evidência. O professor aconselha a leitura de jornais, revistas, entre outros acessos á meios de comunicação.



Além dessas temáticas, o educador indica que o estudo de gráficos é fator de destaque na prova. “Na interpretação de gráficos, primeiro o candidato tem que ver o tema. Depois ele deve observar e explorar ao máximo o gráfico. Na maioria das vezes a resposta está dentro do gráfico e do texto que o antecede. O aluno só precisa ler e interpretar bem a questão”, diz o professor. De acordo com ele, quando o quesito for ligado a índices, como os relacionados à economia, vale observar as elevações e diminuições do gráfico, pois lá pode estar clara a resposta.







Mais do Enem

O professor considera a prova do Enem como densa, repleta de texto, e por esse motivo, o candidato não pode perder tempo lendo uma questão. “Tem que ler com atenção, porque o tempo não permite duas ou três leituras de uma mesma questão”, comenta Santos.







Ainda sobre os assuntos de geografia, evidentemente que a Copa do Mundo de 2014 não poderia ficar de fora. O professor destaca assuntos como infraestrutura, mobilidade urbana e temas corriqueiros sobre urbanização. “Saneamento básico, núcleos urbanos, qualidade de vida, fontes de energia também são assuntos importantes”, completa.

Conhecendo a prova da UPE

Além de todos os temas que compõem a prova de geografia do Enem, no processo de seleção da UPE, a abordagem de mapas é presente. Segundo o professor Ezequiel Santos, o candidato tem a necessidade de saber os mínimos detalhes sobre as características geográficas dos países. Geografia física, clima, hidrografia, relevo e conflitos étnicos também se somam a avaliação.

O Estado de Pernambuco tem destaque, onde aparecem temas ligados as suas características, como as mesorregiões: Metropolitana do Recife, Zona Norte, Agreste, Sertão e o Vale do São do Francisco. E como Pernambuco passa por um grande boom econômico, o “fera” deve ficar atento aos temas atuais sobre o Estado, como os empreendimentos de Suape e a preparação para receber os eventos da Copa do Mundo de 2014.



Geografia na UFPE - “É mais difícil, porque uma questão podem abordar vários assuntos. Ela pode começar falando sobre o objeto de estudo da geografia e terminar abordando população”, opina o professor. A prova específica da UFPE também permeia os assuntos do Enem e da UPE, entretanto, completa a abordagem com as escolas geográficas, população, migração, blocos econômicos, protocolos ambientais e construção de hidroelétricas na Amazônia.



Como várias cidades do Nordeste do Brasil estão sofrendo com o problema da estiagem, Ezequiel Santos alerta sobre a possibilidade de aparecer na prova da UFPE o tema. “A seca não é um problema somente natural, é também político. A indústria da seca é um meio de os políticos ganharem votos, principalmente nesta época de eleições”, diz o professor se referindo aos serviços que de acordo com eles, alguns políticos oferecem ao povo que sofre com a falta de água em troca de votos. Num todo, a prova específica de geografia da UFPE é técnica, e os candidatos precisam conhecer a fundo a disciplina.

COMENTÁRIOS dos leitores