Aberta seleção para estágio de doutorando nos EUA

Serão concedidas até 30 bolsas de nove meses de duração

por Lidiane Dias seg, 18/06/2012 - 17:15

Foi divulgado nesta segunda-feira (18) o edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que selecionará bolsistas para estágio de doutorando nos Estados Unidos da América (EUA) nas áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes. As inscrições seguem até o dia 1° de outubro.

De acordo com o documento, serão concedidas até 30 bolsas de nove meses de duração, com início em agosto/setembro de 2013 e término em maio/junho de 2014. No caso do bolsista ser selecionado para o treinamento intensivo de inglês, esta duração poderá estender-se por até 15 meses.

O Programa Capes/Fulbright de Estágio de Doutorando nos EUA 2012-2013 é fruto de parceria entre a Capes e a Comissão Fulbright e tem como objetivo incrementar as pesquisas realizadas por doutorandos no Brasil e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos da América, conhecido em todo o mundo como Programa Fulbright, foi estabelecido em 1946, por lei de autoria do Senador J. William Fulbright. Ao ser idealizado, teve como principal objetivo ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e a de outros países. Com o passar do tempo vem permitindo uma real integração cultural e educacional entre as nações.

No Brasil, o programa iniciou em 1957, por troca de Notas Diplomáticas que instituiu a Comissão Fulbright. A comissão é dirigida por um conselho diretor, formado por seis brasileiros e seis cidadãos norte-americanos residentes no Brasil.

O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. Nestes mais de 50 anos no Brasil, beneficiou 3,5 mil brasileiros e 2,7 mil norte-americanos que puderam realizar o sonho de estudar no exterior, conhecer uma nova cultura e estreitar os laços de amizade entre os dois países. No mundo, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

COMENTÁRIOS dos leitores