Varejo continua crescendo na RMR, diz pesquisa
Apenas o ramo do comércio automotivo ainda apresenta queda
De acordo com pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), as vendas do varejo da Região Metropolitana do Recife (RMR) continuam crescendo apesar das dificuldades decorrentes do comportamento do crédito ao consumidor.
A pesquisa ocorreu de abril à maio, onde foram acompanhados 13 ramos de vendas. Os resultados mostram o incremento de mais de 15% dos bens semiduráveis, puxado por mais de 20% de aumento nos calçados/acessórios e quase 17% em vestuário/tecidos, ramos que costumam ser dinamizados na celebração ao Dia das Mães.
Comparando os cinco primeiros meses de 2012 com os do ano passado, os resultados gerais do comércio também são bons, com exceção do comércio automotivo, que apresenta queda de mais de 15%. O índice do faturamento acumula crescimento anual de mais de 7%, que fica reduzido a 2% quando as concessionárias de veículos são levadas em consideração. Computados os resultados até maio, os destaques ficam com as lojas de utilidades domésticas e materiais de construção, com crescimento em torno de 10%, que deve em grande parte ser creditado ao tratamento fiscal diferenciado que vêm recebendo por parte do governo federal.