Professores debatem cotas

Mesa acontece em evento sobre etnia realizado pelo Sinpro-PE

por Lidiane Dias ter, 27/11/2012 - 15:19

“Da formação histórica cultural às políticas públicas de inserção”. Este é o tema do debate étnico que o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE) realiza nesta sexta-feira (30), no Recife. O evento, que inicia às 19h, vai contar com a presença do vice-prefeito eleito do Recife, Luciano Siqueira; do presidente da UNEGRO, Eronilton Santos; da representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Vera Lúcia Amorim; e do diretor jurídico do Sinpro-PE, Fábio Emmanuel.

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), os negros continuam ampliando sua inclusão no mercado de trabalho da Região Metropolitana em Recife, porém cumprindo ainda jornadas de trabalho mais longas e com rendimento médio inferior aos não negros.

A programação começa com apresentação cultural do Terreiro Xambá, entre os mais tradicionais do Estado. A primeira palestra será ministrada pelo Pró-Reitor da UFPE, Edilson Fernandes, com o tema “Obrigatoriedade do Ensino da História da África e Influência Afrodescendente no Brasil”. 

A segunda será sobre a Lei de Cotas, com o palestrante Carlos Alberto, mestre em ciências políticas e diretor executivo do Sinpro-PE. A valorização e a importância que existe sobre a história e cultura afro-brasileira na educação privada e pública, o reflexo sobre as relações entre grupos e nações e o conhecimento das políticas de cotas serão os assuntos abordados. 

O Sinpro-PE fica na Rua Almeida Cunha, 65, bairro de Santo Amaro, Recife. Mais informações: (81) 3423-9782.

COMENTÁRIOS dos leitores