Emprego assalariado cresceu 8,2% na RMR

Valor é referente aos últimos 12 meses

por Íris Garbuglio sab, 30/03/2013 - 11:24

Uma nova Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), referente ao mês de fevereiro, foi divulgada pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Os números mostram que a Região Metropolitana do Recife (RMR), que vinha em constante diminuição do desemprego, apresentou uma variação positiva da taxa, ao passar de 12,6% da População Economicamente Ativa, em janeiro, para 12,9% em fevereiro. 

Apesar do crescimento da taxa de desemprego no mês, entre fevereiro de 2012 e 2013, houve aumento do número de ocupados em 12 mil pessoas (0,7%). Entre os assalariados com carteira assinada no mesmo período, houve crescimento de 57 mil postos de trabalho na RMR (8,2%).

Para o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, fala que a taxa de desemprego poderá diminuir. “desaceleração econômica que o Brasil vive nos últimos meses e nada impede que o número de desempregados volte a diminuir no segundo trimestre” avaliou.

Os principais setores de atividade econômica analisados no mês de fevereiro na RMR também apresentaram mudanças. Houve aumento na oferta de emprego no setor da indústria de transformação (2,6%), redução na construção (1,4%) e no comércio e reparação de veículos (3,7%) e estabilidade no setor de Serviços (0,2%).

SALÁRIO - Os dados apontam que o rendimento médio dos ocupados, em dezembro, era de R$ 1.121. Em janeiro, o valor passou a ser de R$ 1.104.

Com informações da assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores