Sesc realiza segunda jornada literária no Araripe

A ação funciona como uma espécie de intercâmbio cultural, que tem como principal objetivo estimular a leitura e a escrita entre os moradores da região

por Priscilla Costa qua, 10/04/2013 - 09:31

O Sesc Pernambuco realiza, pelo segundo ano consecutivo, a Jornada Literária Chapada do Araripe, no sertão do estado. A ação funciona como uma espécie de intercâmbio cultural, que tem como principal objetivo estimular a leitura e a escrita entre os moradores da região. A jornada, que será realizada gratuitamente entre os dias 18 e 27 de abril, contará com mais de cem escritores que circularão por seis cidades - Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade - e dois distritos - Timorante e Nascent.

Este ano a Jornada mantém algumas atividades, como a Alvorada, um cortejo pelas ruas da cidade; e Um escritor na minha escola, com o objetivo de aproximar jovens leitores de quem escreve em Pernambuco atualmente, aprofundando essa relação e o conhecimento acerca da criação literária. As conversas, recitais, cantorias e ações formativas, como oficinas, também estão presentes nesta edição.

Outras ações que o projeto vai promover são as exposições Poeta João, uma livre criação a partir da obra de João Cabral de Melo Neto, em Bodocó, e Cem Rosas para Guimarães, em Araripina, com curadoria de Naruna Freitas e montagem de Sandra Lira. As exposições ficaram em cartaz nas duas cidades até o dia 24 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 21h. Ainda acontecem a Jornada em Fotos, com exibição de filmes e fotos das Jornadas Literárias do Sesc em praças públicas; e a Instalação Pé de Livro, que possibilita o acesso ao livro de forma educativa e lúdica. Essas duas últimas ações acontecem nas cidades de Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade.

A programação foi pensada tendo como base o retorno profissional de escritores e pensadores de literatura, que residem fora de sua terra natal, e o encontro deles com os escritores que residem na Chapada, um dos pontos de intensa produção literária do estado.















































COMENTÁRIOS dos leitores