Comida saudável: realidade também para as crianças

Especialista diz que um simples biscoito de chocolate pode prejudicar o aprendizado dos pequenos

por Nathan Santos qui, 01/08/2013 - 19:35
Arquivo pessoal Lindalva Coelho sempre procura cuidar da alimentação da filha, Lorena Coelho, de 6 anos Arquivo pessoal

Comer é algo que todo mundo gosta de fazer e, no caso das crianças, quando os “alimentos” são guloseimas, biscoitos, refrigerantes, parece que fica mais divertido. Porém, para garantir a saúde dos pequenos, os pais, desde cedo, precisam regular o que os filhos comem, evitando doenças, como a obesidade.

A jornalista Lindalva Coelho é um exemplo de mãe que atenta muito para a alimentação da filha, Lorena Coelho, de 6 anos. “A escola já estabelece um cardápio e todos os alunos comem alimentos bem parecidos, sempre levando em consideração comidas saudáveis. Eu me preocupo com a saúde dela”, conta.

De acordo com Lindalva, durante a semana, o cardápio de Lorena é bem balanceado e mais saudável possível. “Geralmente, coloco uma maçã na lancheira dela ou um biscoito de maisena”, relata. Mas, no final de semana, a pequena é liberada para comer outras coisas não tão saudáveis, entretanto, com moderação. “Não sou daquela mãe que diz: minha filha nunca vai tomar refrigerante. Eu deixo sim ela comer essas coisas. Lorena ama pizza, mas, mesmo nos finais de semana, procuro moderar essa alimentação”, diz a jornalista. “Gosto muito de pizza, mas, na escola eu também como maçã”, fala Lorena.

De acordo com a nutricionista Joyce Moraes, existe um tipo de refeição aconselhável para o momento do lanche na escola. “O lanche ideal deve ter o mínimo de produtos industrializados. Biscoitos recheados, por exemplo, têm muita gordura, e isso é prejudicial para as crianças”, destaca.

A profissional orienta que o lanche deve ser o mais natural. “Se possível, é importante que os filhos levem sucos da fruta. Se não, eles podem levar os de caixa, mas, sem corante, e isso já existe no mercado.”, explica. Fibras também não podem faltar no cardápio. “Eles podem levar frutas, pois contém muita fibra. Mas, essas frutas devem ser fáceis de descascar, como por exemplo, banana, maçã ou pera”, comenta Joyce.

Segundo a nutricionista, um sanduíche, não muito volumoso, pode ser outra opção, contendo um queijo coalho ou presunto magro, por exemplo. Biscoitos de chocolate devem ser evitados, porque, de acordo com Joyce, dificultam o aprendizado das crianças. “Eles têm uma substância chamada teobrina, que afeta o sistema nervoso” justifica.

Se engana quem pensa que apenas preparar o lanche dos filhos é suficiente. A nutricionista orienta que é imprescindível dar exemplos, tendo também uma alimentação saudável. “Toda a família deve praticar os mesmos hábitos. A educação alimentar vem de casa”, finaliza Joyce. 

COMENTÁRIOS dos leitores