Paraíba terá primeiro campus em presídio do país

Os cerca de 500 apenados do Serrotão terão cursos de alfabetização a ensino superior.

qua, 07/08/2013 - 13:37

CAMPINA GRANDE (PB) - Será inaugurado, na próxima sexta-feira (9), o primeiro campus universitário em presídio do país. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irá implantar a inovação no Penitenciária Regional Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande.

Para o secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Wallber Virgolino, esse é um avanço para reintegrar os presos à sociedade. “Se a educação é a base de tudo, ela será também a da reinserção social das pessoas que cumprem pena”, salientou.

Será um espaço com biblioteca, oito salas de aula, um auditório para a realização de cursos, palestras e atividades culturais, além de um escritório modelo, para os alunos de Direito que irão acompanhar os processos de todos os detentos. Na biblioteca, mais de 300 livros estarão à disposição.

De acordo com a assessoria de imprensa da UEPB, primeiro será feito um levantamento do nível de escolaridade dos detentos, para então começar a oferecer as aulas. Além dos cursos superiores, cursos de alfabetização e ensinos fundamental, médio e profissionalizantes também estarão à disposição.

Os presos poderão fazer supletivo para então concorrer, por meio de vestibular, às vagas da universidade no período 2015.1. Acontecerá ainda uma pesquisa para saber quais faculdades são de interesse dos futuros estudantes.

Nesta primeira ação da UEPB no presídio, o trabalho será com os agentes penitenciários, com cursos profissionalizantes dentro da área de segurança. Hoje, o Serrotão conta em torno de 500 apenados, entre homens e mulheres.

COMENTÁRIOS dos leitores