Juiz diz que campus em Presídio será um marco histórico

Para o juiz das Execuções Penais de Campina Grande, a Paraíba deverá servir de exemplo para o país.

por Wênia Bandeira sex, 16/08/2013 - 10:50

CAMPINA GRANDE (PB) - Na próxima terça-feira (20), a Paraíba receberá o primeiro campus universitário dentro de um presídio. A inovação pretende devolver à sociedade os apenados de uma forma mais rápida, um marco na história do Brasil, segundo declarou o juiz das Execuções Penais de Campina Grande, Fernando Brasilino Leite.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) implantará o campus na Penitenciária Regional Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande. Para Brasilino, esta ação precisa servir de exemplo para as demais unidades carcerárias do país.

“O estado da Paraíba pode se orgulhar em dizer que está sendo pioneiro no Brasil com esse projeto”, afirmou o juiz, que ainda ponderou como deve ser feita esta reinserção dos presos. “O interesse pela reinserção social deve partir primeiramente do próprio apenado, mas o estado deve criar mecanismos que estimulem a mudança de comportamento do detento enquanto ele cumpre pena e depois que ele for posto em liberdade”, completa.

No local, serão instalados cursos que vão desde o ensino fundamental até o superior, contando com técnicos e supletivos. Os agentes penitenciários também poderão estudar com ensino técnico na área de segurança.

São dois prédios recém-construídos, um para masculino e outro para feminino. Além das salas de aula, os futuros alunos contarão com biblioteca, laboratórios de informática - com dez computadores -, e de escritório modelo, auditórios, salas multiuso e brinquedoteca para os filhos visitantes.

COMENTÁRIOS dos leitores