Queda de sistema provoca atrasos na matrícula do Sisutec

Candidatos não conseguiram confirmar a matrícula no programa por conta da queda no sistema do MEC

por Luiza Bessa ter, 03/09/2013 - 13:09
Luiza Bessa/LeiaJáImagens Candidatos enfrentam filas para garantir confirmação de matrícula Luiza Bessa/LeiaJáImagens

Desde a tarde desta segunda (2), candidatos que tentaram confirmar a matrícula nos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) encontraram dificuldades. O sistema do Ministério da Educação (MEC) ficou fora do ar e voltou ao funcionamento apenas às 11h10 de hoje (3). 

O Sisutec é um programa do MEC no qual instituições públicas e privadas oferecem cursos técnicos gratuitos para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde o dia 29 deste mês, as vagas não ocupadas foram oferecidas aos candidatos que não tinham prestado o Enem, mas concluíram o ensino médio. Depois de se inscreverem no site do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os estudantes têm até dois dias para confirmar a matricula junto à instituição de ensino escolhida. Em caso de não comparecimento ao local, a inscrição do candidato está automaticamente cancelada. 

Na manhã de hoje, uma grande fila se formou no Bloco E, da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, no bairro do Derby, região central do Recife. Diversos candidatos que não conseguiram efetuar a confirmação da matrícula no dia anterior precisaram voltar ao local para finalizar a inscrição. Fichas numéricas foram distribuídas para organizar a multidão que se formou no local e dar prioridade aos candidatos que chegaram primeiro. 

Os estudantes que estavam no local reclamavam da falta de informações por parte do Ministério da Educação. A estudante Regina Eline conta que estava esperando desde às 9h. “Umas 18h30 de ontem disseram que o sistema tinha caído. Deram uma fichinha e falaram pra vir hoje até às 10h, que ia ter prioridade. Quando cheguei, ainda estava sem sistema, e não havia previsão”, lamentou Regina Eline, 20, que se inscreveu para o curso de Técnico de Farmácia. 

Por volta das 11h10, o sistema voltou a operar. A coordenadora geral dos cursos técnicos do Grupo SER Educacional, Simone Silva, 39, confirmou que todos os candidatos que estavam no local irão ser atendidos. “Enquanto houver alunos para efetuar matrículas, nossos funcionários irão atender. Ninguém deixará de ser atendido”, disse.

Aqueles que não conseguirem confirmar a matrícula devem abrir um protocolo junto ao MEC, através do telefone 0800 616161 ou do e-mail sisutec@mec.gov.br . O Ministério ainda não justificou a queda do sistema.

 

COMENTÁRIOS dos leitores