Secretaria divulga calendário da rede pública de ensino
Novidade é mudança no mês de férias. Matrículas iniciam em novembro
Iniciam, na próxima segunda (11), as matrículas para alunos das redes municipal e estadual que queiram ingressar no ensino público de Pernambuco para o ano letivo de 2014. A Secretaria de Educação de Pernambuco disponibilizará duas alternativas para as inscrições dos estudantes. De 11 de novembro a 3 de dezembro, o cadastramento será feito, exclusivamente, pela internet por meio do site da secretaria, e de 7 de dezembro a 30 de dezembro, pelo telefone 0800 286 0086. Ao todo são oferecidas 172.645 vagas, número maior que em 2012, quando cerca de 160 mil vagas foram ofertadas.
Os alunos deverão escolher até três opções de instituição, de acordo com sua preferência. Os candidatos serão comunicados por telefone sobre a confirmação da matrícula. O preenchimento das vagas será feito por ordem de inscrição. As vagas destinadas às Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) serão ofertadas para alunos da rede estadual. Caso sobrem oportunidades, as vagas serão oferecidas para estudantes da rede municipal.
Os que já estudavam nas redes municipal e estadual já estão automaticamente inscritos e precisam apenas se dirigir à escola durante o período de efetivação, que será de 6 a 10 de janeiro de 2014, para assinar a confirmação de matrícula. Os alunos que optarem por mudança de escola terão que apresentar, no ato da efetivação, certidão de nascimento, comprovante de escolaridade (em caso de transferência ou retorno aos estudos), cartão de vacinação (para estudantes do ensino fundamental), e comprovante de residência com CEP.
Já os estudantes da rede privada, de outros estados ou que estão retornando aos estudos deverão entregar a mesma documentação na escola em que for efetivado. Para esses, o período será de 13 a 17 de janeiro.
A novidade deste ano é a mudança no mês de férias dos alunos. Anteriormente em julho, o período de descanso será no mês de junho para não comprometer o andamento das aulas durante a Copa do Mundo de 2014. Segundo o Secretário de Educação, Ricardo Dantas, caso o Brasil passe para as oitavas de final, não haverão aulas nos dias dos jogos. Os feriados, no entanto, não irão comprometer o calendário, que foi elaborado levando em consideração possíveis faltas. Segundo Ricardo Dantas, "O calendário foi feito de maneira a garantir os 200 dias letivos que teremos e que somos obrigados a dar a nossos alunos".
Calendário escolar:
-Matrícula (Internet) - 11/11 a 03/12
-Matrícula (Telefone) - 07/12 a 30/12
-Efetivação da Matrícula (oriundos das redes municipais ou estadual) - 06/01 a 10/01
-Efetivação da Matrícula (oriundos da rede privada e de outros estados ) - 13/01 a 17/01
-Início das aulas (primeiro semestre) - 05/02
- Recesso escolar (junho) - 12 a 27/06