Enade: novo pedido de dispensa pode ser feito
Procedimento é para quem teve a solicitação indeferida
Quem deixou de comparecer ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013 e teve o pedido de dispensa indeferido, pode fazer uma nova solicitação. O procedimento deve ser realizado junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir desta terça-feira (28).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a possibilidade serve somente aos estudantes que deixaram de participar do exame por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal. Até o dia 11 de fevereiro, o pedido deve ser feito por meio do site do Inep.
Os estudantes interessados terão que apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2013, comprovada por assinatura do responsável na instituição, além de cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Segundo o MEC, os dois primeiros documentos estarão disponíveis no próprio sistema em que será efetuado o pedido.
Em 2013, o exame reuniu em torno de 170 mil estudantes de cursos de educação superior em 837 cidades. O índice de abstenção registrado foi de 13,7%. O Enade avaliou o desempenho dos alunos dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, bem como dos cursos tecnológicos em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.