Capes lança edital voltada à pesquisa de oceanos

Inscrições devem ser realizadas até o dia 22 de agosto

por Roberta Patu qui, 03/07/2014 - 16:25
Divulgação Submissão dos projetos deve ser feita até o dia 5 de setembro Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas para o novo edital do Programa IODP/Capes-Brasil. O programa tem como proposta estimular a elaboração de projetos de pesquisa, no País, para apoiar a formação de recursos humanos voltados à pesquisa dos oceanos e promover a participação de pesquisadores nos painéis JOIDES Resolution Facility Advisory Panels como representantes do Brasil. As inscrições devem ser realizadas até o dia 22 de agosto e a submissão dos projetos no dia 5 de setembro, conforme o cronograma.

No total, serão aprovados até dez projetos com duração máxima de cinco anos para a execução das atividades. O valor do financiamento do projeto é de R$ 1 milhão. São financiáveis bolsas no país de doutorado e pós-doutorado e bolsas no exterior de doutorado-sanduíche, estágio pós-doutoral e estágio sênior, além de passagens aéreas, diárias para missões de pesquisa e docência, auxílio-instalação para missões de estudo e de pesquisa no exterior e de docência no país para pesquisadores qualificados.

Além disso, ainda está previsto auxílio deslocamento e seguro saúde para os bolsistas no exterior e passagens e diárias para participação em eventos acadêmicos em temas relacionados ao projeto no exterior. Para obter mais informações sobre o programa, os interessados podem acessar o edital, que está disponível no site ou encaminhar mensagem para o endereço eletrônico iodp@capes.gov.br.

COMENTÁRIOS dos leitores