Educação especial: professores são capacitados

Professores da Rede Municipal de Ensino estão sendo capacitados para aprimorar o atendimento a estudantes da Educação Especial

por Camilla de Assis sab, 07/03/2015 - 14:45
Carlos Augusto/PCR Cerca de 150 professores estão recebendo formação na área de tecnologia assistiva Carlos Augusto/PCR

Cerca de 150 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Rede Municipal de Ensino, participam, até a próxima semana, de formações em tecnologia assistiva para aprimorar o atendimento dos alunos da Educação Especial. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar a metodologia de ensino aplicada dentro de sala de aula aos estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação. As aulas estão acontecendo na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, e no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista.

Na Escola Paulo Freire, um grupo de professores aprendeu a usar robôs para facilitar o aprendizado dos cerca de 300 alunos da Rede Municipal que têm autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/superdotação. Batizados de NAO, que significa cérebro em chinês, os robôs fazem parte do Programa Robótica na Escola, lançado no ano passado.

Também estão sendo formados, até a próxima quinta-feira (12), os professores do Atendimento Educacional Especializado que ficarão responsáveis pelo uso de mesas interativas nas aulas para alunos com deficiência. Os equipamentos auxiliam alunos na alfabetização e no aprendizado de matemática, por meio de jogos interativos. Além disso, para que possam ser utilizadas por alunos cegos, pois as mesas também são equipadas com software especial que adapta as funcionalidades disponíveis à Libras e ao braile.

COMENTÁRIOS dos leitores