Ranking classifica melhores universidades do mundo

Instituições de ensino asiáticas apresentaram os melhores resultados

por Roberta Patu ter, 24/11/2015 - 20:16

As universidades asiáticas dominam os primeiros lugares do ranking ‘QS de 50 Melhores com Menos de 50 deste ano de 2015’, publicado nesta terça-feira (24). A relação, que classifica as melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de idade, revela que as universidades da Cingapura, Hong Kong e Coréia ficam entre os seis primeiros lugares.

O primeiro lugar ficou com a Universidade Tecnológica de Nanyang, seguida pela HKUST e a KAIST. O presidente da NTU, o professor Bertil Andersson, falou sobre a classificação: "conseguir o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo é uma ótima notícia não somente para a NTU, mas para toda a Cingapura, que está celebrando seu Jubileu de Ouro (50 Anos de sua Independência) este ano. A boa performance da NTU é um tributo à qualidade de nossa faculdade, equipe e estudantes e espero que isto motive outras universidades jovens do mundo que, por serem ainda novas, não puderam criar um grande impacto em escala mundial", disse.

Confira abaixo o ranking das dez primeiras colocadas:

No Brasil, duas instituições tiveram destaque: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Na Europa, a Universidade de Bath foi a instituição com melhor performance e os últimos lugares da lista de 50 foram tomados também por universidades europeias: a Universidade de Maastricht, a Universidade Autônoma de Madrid e a Universidade Autônoma de Barcelona.

Dentre os países, a Austrália é a que detém a maior parte das posições do ranking, com oito universidades. O Reino Unido e a Espanha possuem cinco cada um. A pesquisa mapeia as universidades cujos resultados em ensino e pesquisa têm crescido consideravelmente.

COMENTÁRIOS dos leitores