Fazendo EaD? Confira dicas para não comprometer os estudos

Mesmo com a flexibilidade proporcionada por esta modalidade de ensino, o aluno deve manter a disciplina e a organização para cumprir as atividades e não se atrapalhar durante o curso

por Elaine Guimarães sab, 30/09/2017 - 11:25
Pixabay Pixabay

Com horários mais flexíveis e mensalidades mais acessíveis, o ensino a distância (EaD) tem crescido bastante no Brasil. Em 2015, esta modalidade possuía 1,4 milhão de estudantes matriculados, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). No entanto, mesmo com essa flexibilidade, o aluno deve manter a disciplina e a organização para cumprir as atividades e não se atrapalhar durante o curso.

A Diretora Acadêmica do Grupo Ser Educacional, Simone Bérgamo, salienta que os alunos devem encarar o EaD com compromisso e não se acomodar diante da maleabilidade. “O estudante do EaD precisa ter uma disciplina maior que o aluno de um curso presencial. Muitos ainda têm a ideia que esta modalidade é mais fácil de cursar, mas isso não significa que ele não precise se dedicar”, pontua.

Simone ressalta que o estudante precisa criar uma rotina e escolher um horário diário de estudo e execução das atividades que se ajuste as suas necessidades. Segundo ela, o êxito em uma disciplina ou curso superior a distância está na disciplina e na maneira como o aluno organiza sua rotina.

“Os discentes devem ter o mesmo compromisso que teriam em curso presencial. Criar hábitos. Preparar o espaço com todos os materiais que precisam e manter o foco. O ato de parar para executar outra atividade causa quebra de raciocínio e atrapalha na hora do estudo”, destaca.

Confira no vídeos mais dicas para não se enrolar em cursos de EaD:

LeiaJá Também

--> Crise pode aumentar a procura por Ensino a Distância

--> MEC permite instituições oferecerem só cursos EaD

--> MEC oferece 500 mil vagas gratuitas em cursos EAD

--> 7 razões para cursar EAD 

COMENTÁRIOS dos leitores