Último dia para inscrições em programas da Capes

Interessados podem se inscrever pela internet

por Nathan Santos qua, 21/02/2018 - 11:08
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo  . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Terminam nesta quarta-feira (21) as inscrições para os programas internacionais oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os programas disponíveis está Professor Visitante no Exterior (PVE), de pós-doutorado e doutorado-pleno.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão concedidas 200 bolsas por meio do PVE, sendo 100 para a categoria júnior e 100 para a sênior. A previsão é o programa dure 12 meses, podendo ocorrer prorrogação por mais seis meses.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Capes, onde também o público pode encontrar os países de destino dos intercâmbios. No texto a seguir publicado pelo site do MEC, confira mais detalhes sobre os programas internacionais disponíveis para brasileiros:

Pós-doutorado – O Programa oferece bolsas para a realização de estudos avançados fora do Brasil, posteriores à obtenção do título de doutor, e destina-se a pesquisadores ou docentes com menos de oito anos de formação doutoral e que não possuam vínculo empregatício. Não são aceitas inscrições de estudantes em fase de conclusão de curso.

Para essa modalidade, serão concedidas até 100 bolsas. A duração da bolsa será definida na concessão com base na duração aprovada pela instituição de destino e o cronograma de execução do projeto proposto, podendo variar de seis a 12 meses, prorrogáveis por até seis meses, sem ônus para a Capes, desde que autorizado pela instituição empregadora e pela Capes.

Doutorado-pleno – As bolsas de doutorado-pleno são oferecidas como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil. O edital ofertará até 100 bolsas incialmente concedidas por um período de, no máximo, 12 meses.

A renovação da concessão é condicionada ao desempenho acadêmico satisfatório do estudante. A duração total da bolsa de doutorado-pleno no exterior será definida com base na duração aprovada pela instituição de destino e no cronograma de execução do projeto proposto, não podendo ultrapassar 48 meses, com vigência até o mês de defesa da tese.

Para os candidatos selecionados que já estejam realizando o doutorado no exterior, será deduzido da duração total da bolsa o tempo já cumprido com o curso antes da concessão da bolsa, considerando o início das atividades acadêmicas informadas pela instituição à qual estão vinculados.

Caso o doutorado não seja concluído dentro do período de concessão, poderá ser requerida pelo bolsista a extensão da permanência no exterior, sem ônus para a Capes, por no máximo 12 meses. O requerimento será analisado, desde que devidamente fundamentado, e a autorização excepcional da agência para permanência no exterior dependerá de comunicação expressa ao bolsista nesse sentido. Todos os editais têm previsão de início dos estudos a partir de agosto a novembro de 2018.

COMENTÁRIOS dos leitores