Estudantes universitários criam protótipos ambientais

Competição promovida pela Universidade da Amazônia (Unama) incentivou alunos a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos para solucionar problemas urbanos

sex, 01/06/2018 - 16:12

A 1ª Competição de Protótipos Ambientais promovida pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade da Amazônia (Unama) ocorreu na terça-feira (29), no campus Alcindo Cacela, em Belém. A ideia partiu do coordenador do curso, professor Leonardo Neves, para estimular os alunos e movimentar o calendário de eventos.

Os participantes criaram um problema e a partir disso desenvolveram um protótipo que solucionasse a situação. Os projetos criados foram sobre a água da chuva, aterro sanitário, tratamento de água e energia fotovoltaica. Para Leonardo, o principal objetivo é estimular os alunos a produzirem trabalhos, além de mostrar à sociedade que existem soluções para os problemas cotidianos.

O coordenador acrescentou que a ideia de protótipos facilita a exposição acadêmica. “É legal porque a gente pode fazer, por exemplo, uma exposição no shopping, criar algo físico que a gente possa usar depois para divulgar”, disse.

Um dos protótipos produzidos foi o da aluna Debora Rie Nicioka, que é uma drenagem para captar água da chuva e ajudar nas enchentes em locais baixos. “A nossa maquete é de uma comunidade que se situa em um buraco. Com as chuvas acabam ocorrendo as enchentes e alagamentos”, explicou a aluna.

Debora disse que o desenvolvimento do protótipo exigiu dedicação e tempo das estudantes. "Ficamos manhã, tarde e noite para terminar no prazo, mas valeu a pena. O resultado está muito bom, é muito gratificante e um incentivo. Eu acho que todo mundo precisa de um incentivo para ter uma dinâmica melhor", destacou.

Os protótipos ficaram expostos das 8 às 22 horas no hall da universidade e durante esse tempo chamou a atenção de Douglas Monteiro, aluno do curso de Farmácia. Ele achou uma boa iniciativa por serem projetos ambientais e que prezam pela natureza. “Uma ideia sustentável, observando a natureza, e moderna. É bonito, diferente. Tem um teto cheio de plantas, flores que dá uma ambientação melhor para casa.”

Participaram do concurso 25 alunos com equipes de cinco e foram produzidos dez protótipos. Segundo o professor coordenador, o resultado foi alcançado, que é pôr em pratica o que os alunos aprendem na sala de aula. “A ideia é manter o evento com um padrão no calendário da Unama e do curso. Ano que vem esperamos mais protótipos, mais alunos e consequentemente uma visibilidade maior”, finalizou Leonardo.

Por Bruna Oliveira.

COMENTÁRIOS dos leitores