Base do ensino médio será discutida em 28 mil escolas

Ação prevê a participação de mais de 500 mil professores

por Nathan Santos ter, 24/07/2018 - 13:13

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) promoverá, no dia 2 de agosto, ações em todo o Brasil para que seja discutida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. O momento, classificado como “Dia D”, será realizado em 28 mil escolas públicas e particulares.

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), na ocasião, mais de 500 mil professores deverão apresentar sugestões sobre a avaliação da proposta da Base, que já está sendo analisada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). "Vamos perguntar aos professores se as competências e habilidades presentes na proposta têm clareza e pertinência. Também queremos saber se eles enxergam a presença de todos os componentes nessas habilidades", explica a presidente do Consed, Cecilia Motta, conforme informações da assessoria de imprensa do MEC.

Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, o evento em conjunto ouvirá as propostas dos docentes brasileiros. "Essa iniciativa visa dar voz ao professor que está na sala de aula, a todos que trabalham diariamente para implementar um novo ensino médio, que olhe para as perspectivas de cada um dos jovens e que mude a curva dos resultados insatisfatórios", destaca, segundo o MEC.

A ideia é que as ações sejam realizadas nas próprias escolas, devendo cada uma reunir o corpo docente para a participação nas atividades. “A principal delas é o preenchimento do formulário de avaliação da BNCC. Nesse momento, de acordo com a atividade proposta, os professores serão divididos por áreas de conhecimento, para analisar as competências e habilidades da sua área”, detalha o Ministério.

O MEC garante que tantos as escolas públicas quanto as privadas estão sendo avisadas sobre o evento. Confira as principais pautas em andamento sobre a Base Nacional Comum Curricular. 

COMENTÁRIOS dos leitores