Fernanda Pessoa é alvo de polêmica após comentar política

Professora de redação, responsável por um famoso curso no Recife, foi alvo de inúmeros comentários após compartilhamento de áudio com posição crítica a Bolsonaro. Em nota, educadora explicou o fato

por Lorena Barros ter, 09/10/2018 - 23:44
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Fernanda Pessoa tem mais de 20 anos na área de educação Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A professora de redação Fernanda Pessoa, responsável por um famoso cursinho localizado no Centro do Recife, virou alvo, nesta terça-feira (9), de publicações e comentários nas redes sociais após um trecho de cerca três minutos de uma das aulas dela ser gravado e repassado em grupos do WhatsApp. No áudio, a docente fala com alunos eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) sobre a ausência do candidato em um dos últimos debates antes das eleições e questiona algumas das propostas apontadas por ele em campanha.

“Quem é que aqui na sala vota em Bolsonaro?” questionou a professora. “Vocês acham certo ele não participar de um debate à véspera de uma eleição? Eu queria ouvir vocês. Por que ele não vai participar? Se ele está bem e recebeu alta? (...) Se é democracia tem que ter debate, eu preciso saber quais são as respostas dele”, diz.

Em um momento, uma pessoa lembra que no mesmo dia do debate o presidenciável concedeu entrevista a outra emissora de TV (após permissão do Tribunal Superior Eleitoral). Ao longo do áudio, a docente cita alguns possíveis impedimentos aos quais o presidenciável seria submetido se ganhasse e fala do perigo de se ter um general como vice.

“Meu sonho é que Haddad chegue no debate e diga ‘a gente está numa fase de muita rejeição no poder e quero pedir a todos os meus eleitores que votem em Ciro”, completa. Pouco tempo após a viralização do áudio, a professora passou a receber uma enxurrada de comentários positivos e negativos nas redes sociais. “#bolsonaro2018 Se está achando ruim, vai pra Venezuela”, diz um dos internautas. “FORÇA FERNANDA!!! você está muitoooo certa em estimular o pensamento crítico com seus alunos. NÃO A CENSURA. Tem meu apoio total!!!”, conta outra.

Além dos comentários no perfil da docente, a página de instagram do Movimento Brasil Livre Pernambuco (MBL-PE) compartilhou uma foto da professora com os dizeres “Doutrinação” e “Vergonha! Fernanda Pessoa usa sala de aula para constranger alunos que votam em Bolsonaro”.

Em nota divulgada no Instagram, a professora explicou o caso. Confira:

O Curso de Português Fernanda Pessoa, por meio de sua representante legal, vem a público esclarecer o conteúdo do áudio gravado em uma das aulas e recentemente veiculado nas mídias sociais. De uma aula de 3 horas e meia sobre educação a partir dos mais variados contextos (histórico, sociológico, filosófico, artístico e atual), foi retirado um áudio descontextualizado de cerca de 3 minutos, em que se falava somente sobre a importância de um debate para o processo democrático. Somos um Curso Livre, preparatório para o Enem e Vestibulares, com foco em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Como é do conhecimento de todos, os temas sociais e políticos sempre fizeram parte desses tipos de exames, aos quais nossos alunos se submetem todos os anos, razão pela qual faz parte das nossas atribuições prepará-los como cidadãos críticos e seres pensantes. Trabalhamos com os mais diversos temas, sempre primando em ofertar aos nossos alunos discussões saudáveis, que desenvolvam o pensamento crítico e o conhecimento sobre todas as questões sociais que poderão ser cobradas em seus exames anuais.

Sabemos que a Liberdade de Expressão é direito fundamental de todos e garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem que haja retaliação ou censura por parte de governos, órgãos privados ou públicos. No Brasil, a liberdade de expressão é garantida pelo artigo quinto da Constituição Federal; bem como, pelo artigo 220, § 2º, o qual dispõe ser vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. Dessa forma, diante do mal-entendido, vimos a público esclarecer aos nossos alunos, pais e responsáveis que não houve intenção de causar qualquer tipo de incômodo. Estamos à disposição dos alunos, pais e responsáveis para ouvir, esclarecer e abrir o diálogo, com todo respeito que sempre tivemos nesses 20 anos. Nossos sinceros e respeitosos cumprimentos,  Fernanda Pessoa

COMENTÁRIOS dos leitores