Saiba o que é fundamental estudar em geometria

Projeção ortogonal, cálculo de volume, área e comprimento então na cartela de conteúdos tradicionais do Enem

por Camilla de Assis sab, 20/10/2018 - 10:48
Freepik Geometria é assunto do Enem Freepik

A tão sonhada vaga em uma instituição de ensino superior muitas vezes é conquistada pelo bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nele, os estudantes colocarão em prática todo o conhecimento obtido durante o ano de estudos. Entre as matérias, uma das áreas mais importantes é a matemática, em que uma das vertentes da disciplina se expressa por meio da geometria.

Segundo o professor de matemática Ricardo Rocha, a geometria chega a corresponder 40% dos assuntos presentes no caderno da disciplina e suas Tecnologias. Nele, estão inseridos os conteúdos de geometria plana, espacial e analítica. “No Enem, o aluno vai encontrar problemas contextualizados nessas áreas, questões como embalagens e casca de sorvete são comuns nas provas”, exemplifica Rocha.

Já o também professor de matemática Lucas Gustavo afirma que há uma evolução na forma como os conteúdos se apresentam. “Gosto de pensar em uma evolução dos assuntos, partindo do mais básico, que é a parte de geometria plana”, explica o docente.

Além de Ricardo Rocha e Lucas Gustavo, o LeiaJá entrevistou o professor de matemática Fábio Piauí. Confira uma lista com cinco tópicos cobrados em geometria. Os exemplos de questões foram cedidos pelo professor Ricardo:

Cálculo de área e perímetro

Indicados pelos docentes, o cálculo de área e perímetro são tradições da geometria plana no Exame Nacional do Ensino Médio. “O Enem pode pedir a relação de proporcionalidade entre objetos dentro do cálculo de áreas e perímetros deles”, explica o professor Fábio Piauí.

Exemplo:

Cilindro, prisma, cone, esferas e cubos

Nesse assunto, os alunos poderão ter que calcular perímetro, área, altura e até mesmo volume dos objetos. Questões contextualizadas também podem fazer a comparação das formas com outros tipos. “Essa é uma questão super tradicional no Enem e que sempre, assim como o cálculo de área, estará dentro da cartela de perguntas”, explica Lucas Gustavo. Confira abaixo a resolução de uma questão do professor Fábio Piauí.

Embed:

Função trigonométrica

“Assuntos mais simples, como esse, também fazem parte das questões de geometria do Enem”, explica Lucas Gustavo, O docente aponta que nesse tema, são realizados os cálculos das funções seno e cosseno.

Exemplo:

Planificação de objetos

Assim como no cálculo de volume, área e perímetro, cilindros, cones, paralelpípedos e outras formas também podem ser apresentados como planas. “Nessa situação, as questões pedem que o aluno saiba identificar os objetos. É preciso que ele conheça as formas”, explica Gustavo.

Exemplo:

Projeção ortogonal

Conhecida como a projeção de retas entre dois pontos, a projeção ortogonal é pedida no Enem dentro da vertente de geometria analítica.

Exemplo:

Reta final

Neste momento, os alunos devem ficar atentos ao que aprenderam durante o ano de estudos. O foco agora não é tentar aprender o que não se sabe, de acordo com o professor Lucas Gustavo. “Dentro dos assuntos que mais caem, se o aluno não souber, ele pode revisar uma ou outro tema, mas o recomendado é que ele exercite o que já sabe. Muita gente dobra a rotina de estudo, e isso não é recomendado”, explica Lucas Gustavo.

O Enem será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e o fechamento ocorrerá à 13h. O início do Exame está previsto para 13h30. Todos os candidatos devem considerar o horário de Brasília.

LeiaJá também

-> Dez assuntos de matemática que você deve ver para o Enem

COMENTÁRIOS dos leitores