Curso de Terapia Ocupacional da UNAMA comemora dez anos

Alunos do Centro Acadêmico promoveram evento para marcar a data de aniversário

ter, 23/10/2018 - 22:00

O Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (CATO) realizou na sexta-feira (19) o evento “Dez anos de Terapia Ocupacional na UNAMA”, no campus Alcindo Cacela, em Belém. Durante o evento foram oferecidos minicursos, palestras e rodas de conversas sobre avanços no curso.

 Para a estudante Jéssica Maia, 21 anos, os minicursos dão a oportunidade para o estudante se aperfeiçoar, aprender mais sobre os protocolos, avaliações e meios de intervenção. “Aqui, as nossas conversas mostraram a perspectiva da terapia ocupacional, como ela era antes. Assim como a evolução do curso, as residências e tudo em que podemos atuar agora”, disse a estudante do último semestre do curso de Terapia Ocupacional.

Um dos assuntos abordados foi a saúde mental dos acadêmicos de Terapia Ocupacional, face às dificuldades que os alunos podem encontrar e o adoecimento ocasionado por ansiedade, depressão e síndrome do pânico. 

Segundo Mayra Araújo, presidente do CATO, o objetivo do evento é comemorar os dez anos da implantação do curso na UNAMA. No entanto, ao mesmo tempo que trabalhava a ideia de homenagear a data, desejava chamar a atenção dos atuais alunos. Além disso, Mayra falou da presença das gerações de profissionais de Terapia Ocupacional que ajudou a analisar e entender as mudanças que ocorreram nestes dez anos.

Para o estudante Odair Júnior, 23 anos, que cursa o último semestre de Terapia Ocupacional, o profissional da área deve olhar para as singularidades do ser humano, entendendo o contexto socioeconômico, bio-sócio espiritual e o modo como as pessoas lidam com os problemas e adversidades. “A nossa visão com relação a isso é que precisamos debater e a partir desse ponto buscar estratégias para que mudanças ocorram”, disse Odair, que está desenvolvendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o adoecimento mental dos estudantes.

Tônia Pena, uma das elaboradoras do plano pedagógico e implantadoras do curso de Terapia Ocupacional na UNAMA, diz que sente gratidão pelo curso estar firme e forte e por ter todos os seus ex-alunos empregados, com méritos, fazendo mestrado e doutorado. “Quando nós iniciamos a implantação do curso, muitas pessoa diziam ‘esse curso não vai adiante, esse curso não vai ser firmado, porque é uma profissão que ninguém conhece ainda, uma profissão que ninguém acredita’, mas pelo contrário, nós já sabíamos que ia ter perspectiva de crescimento profissional, ético e principalmente no número de vagas em concursos públicos”, explicou.

Tônia, ao falar sobre a saúde mental dos alunos, disse que o professor consegue perceber quando o aluno está diferente, está faltando muito, abatido e que ela põe em prática os seus cinco Hs que são harmonia, humanização, honestidade, humor e humildade.

Para a presidente do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional, o objetivo do evento foi alcançado porque obteve a colaboração de todos os acadêmicos na organização da comemoração dos dez anos do curso. “É muito relevante para nós vermos a participação dos alunos e que eles se interessaram pela nossa proposta. Então, acredito que nós, como acadêmicos também, atingimos sim esse objetivo principal”, disse a presidente do CATO.

Por Wesley Lima.

Fotos: Juan Ribeiro e Amanda Lima.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores