Enem: organização dá últimos detalhes sobre as provas

Informações sobre horários, documentação, valores e número de participantes foi divulgada em coletiva de imprensa

por Lorena Barros qua, 31/10/2018 - 12:25
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ministério da Educação apresentou, na manhã desta quarta-feira (31) os últimos detalhes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, mais de 80% dos 5,5 milhões de participantes já conferiram os cartões de inscrição e sabem seus locais de prova.

Segundo a organização, cerca de 600 mil pessoas estão envolvidas no sistema de transporte, segurança, confecção e aplicação das provas. Entre elas estão fiscais de banheiro, coordenadores de locais de prova, mais de 15 mil aplicadores, chefes de sala e assistentes.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, garantiu que qualquer possibilidade de fraude será combatida. Ele também agradeceu às Forças Armadas e à Polícia Federal pelo apoio tático na organização classificada por ele como uma “logística de guerra”. “Nem o MEC nem o INEP teriam condições de fazer isso sem o apoio de todos”, afirmou o representante da pasta.

Ainda na sexta-feira (2) o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Federal, voltado exclusivamente para as provas, deve ser apresentado oficialmente ao público. “Isso zela um caráter de compromisso da Polícia Federal com o exame”, pontuou Maria Inês Fini, presidente do Inep.

Recursos 

O número de inscritos confirmados pelo Inep aumentou em 71 pessoas desde a última coletiva de imprensa divulgada pelo órgão. Isso foi resultado dos recursos pedidos pelos alunos desde o dia em que os cartões de prova foram liberados. O ministro da Educação não detalhou, porém, quais foram os recursos atendidos. 

A presidente do Inep afirmou que a organização articula um espaço dentro da página do participante para registro de ocorrências verificadas por eles nos locais de prova. “Esse é um canal que antes era feito de forma informal. Tentamos dar um tratamento menor e diminuir o fluxo do 0800”, contou Eunice Santos, diretora de gestão e planejamento da prova. Maria Inês garantiu que a disponibilização desse espaço será feita até o dia 11, segundo domingo de provas. 

Horário de verão

A polêmica com o horário de verão, que será iniciado em todo o país no primeiro dia de prova, foi um dos pontos analisados durante a coletiva. “Nós fizemos todo o esforço possível para adiar isso, mas nao foi possivel então vamos enfrentar o problema”, afirmou Maria Inês.

Ela lembrou que o Inep disponibilizou um mapa apontando para qual o horário local que deverá ser seguido por cada região do país de acordo com a mudança no horário de Brasília. Você pode conferir o horário das provas por região clicando aqui

Transporte 

Como as provas serão realizadas em dois domingos, dias nos quais as frotas de ônibus das cidades são reduzidas, o MEC e Inep pediram aos governadores dos estados que trabalhassem em regime especial. Eles afirmaram, porém, que acatar ou não a esse pedido cabe apenas às unidades federativas e municípios. 

“Pedimos aos governadores que pudessem apoiar os jovens, para que eles os apoiem e deixem nos domingos um número maior de ônibus, ou seja, igual ao número de dias regulares na semana”, afirmou Maria Inês. 

Essa parceria também foi pedida em relação às questões de abastecimento nas redes de água e luz dos locais de prova. “Existem alguns municípios que terão energia do local de prova abastecida por gerador. A gente pede para que eles mantenham equipes de plantão no fim de semana”, disse o ministro.

Documentação

A organização da prova foi categórica ao afirmar que só serão aceitos documentos originais com foto. O aluno que esquecer o documento poderá aguardar do lado de dentro do local de prova até que alguém que traga identificação. Ela destacou, ainda, que a identidade digital ainda não será aceita nos locais de aplicação.

O motivo da recusa é a proibição de celulares ligados dentro das salas de prova, local no qual uma das checagens de identidade é feita. “Ainda que você passe nos portões com ela, dentro da sala ela não poderá ser utilizada”, afirmou a representante do Inep. Ela garantiu que os organizadores se preparam para poder receber esse tipo de documentação no futuro. Aqueles que tiverem sido assaltados, poderão apresentar Boletim de Ocorrência que tenha sido emitido até 30 dias antes da prova.

Fake News

Ao longo da semana, o Inep precisou desmentir fake news que afirmavam o cancelamento das provas. Maria Inês lembrou que nenhuma informação que não tenha sido transmitida pelos dois principais órgãos que encabeçam as provas é confiável.

“Isso é um desrespeito em um momento de muita ansiedade dos nossos jovens. Devemos reafirmar que as únicas fontes de notícia nesse momento são o ministério de educação e o Inep”, disse. Ela lembrou que aqueles alunos que se depararem com fake news podem denunciar no número gratuito 0800-616161 .

Valores

Apenas 1,9 milhões dos 5,5 milhões de inscritos do Enem 2018 são pagantes. A estimativa da organização é de que cada prova custe, em média, R$ 84 por pessoa, mas o valor oficial só deve ser definido após as correções da prova. “Nós só pagamos pelas redações corrigidas, então esse é um valor estimado. Esse valor será aperfeiçoado até o final e provavelmente irá cair”, disse a representante do Inep.

Solicitações para pessoas com deficiência

Apenas 696 pessoas solicitaram a realização da prova em braile; 10,3 mil pediram a prova ampliada ou superampliada e 2,2 mil a prova no formato “ledor”, quando uma pessoa lê as questões ao participante. A vídeo prova em libras, voltada para pessoas com deficiência auditiva, foi solicitada por 2,7 mil pessoas.

Solicitações de nome social

Pelo terceiro ano seguido, o número de solicitações para utilização de nome social de pessoas trans caiu na prova. Foram 408 pessoas em 2016, 303 em 2017 e 251 em 2018.

Datas

As provas do Enem serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. Os gabaritos devem ser divulgados no dia 14 de novembro e o resultado geral das provas será disponibilizado aos alunos no dia 18 de janeiro de 2019. A partir daí, os estudantes iniciarão o processo seletivo no SISU em busca de uma vaga em universidades de todo o país.

COMENTÁRIOS dos leitores