'Boa e conteudista': professor analisa questões de física

Disciplina foi cobrada neste domingo no Exame Nacional do Ensino Médio. Confira assuntos cobrados

por Lorena Barros dom, 11/11/2018 - 18:46
TV LeiaJá Isaac Soares analisou a parte de física do Enem TV LeiaJá

Entre as disciplinas trabalhadas neste domingo (11) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), física esteve presente. Para o professor Isaac Soares, a prova “foi muito boa”, além de conteudista.

“Apareceram questões batidas, assuntos que a gente já previa. Mas também surpreendeu em algumas questões, por exemplo a que fala da tecnologia RFID, que utiliza ondas. Também foi trabalhado o conceito de campo magnético”, analisou Soares.

De acordo com o educador, o Enem comprovou que o candidato, além de precisar compreender os conceitos dos assuntos, devem aplicá-los no cotidiano. “O Enem prova mais uma vez que o candidato deve ficar mais atento e sair um pouco do livro tradicional. Se você sabe o conceito, precisa aplicá-lo”, reforçou.

A parte de física também apresentou questões de mecânica, algo já previsto por professores da área. “Ainda encontramos questão sobre alavanca, muito presente no dia a dia no caso da tesoura e de um abridor de garrafa. O Enem trouxe também o conceito de inércia, ação e reação, as Leis de Newton, em que teve um carrinho com ventilador pedindo para determinar a velocidade”, detalhou o professor Isaac Soares.

Ainda segundo o docente de física, associação de resistor, potência, questões de onda e óptica também foram temas cobrados no Enem 2018. “Uma prova positiva que englobou vários assuntos”, acrescentou.

Para o professor de física Heberht Dias, o Enem de fato foi conteudista. Ele destacou que os estudantes precisam ter noção de fórmulas e relacionar prática e teoria. Um ponto importante para o educador foi a Interdisciplinaridade.

“A prova de matemática teve questões que relacionavam física, uma delas falou até sobre as Leis de Newton”, frisou Dias.

Neste domingo, segundo e último dia do Enem 2018, os candidatos responderam questões de Ciências da Natureza e matemática. No primeiro dia da prova, foram cobrados quesitos das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e redação. De acordo com a organização do Exame, o gabarito oficial deverá ser divulgado no dia 14 de novembro.

LeiaJá também

--> Matemática: questões de geometria crescem no Enem

--> Enem: prova de química foi equilibrada, afirma professor

COMENTÁRIOS dos leitores