Sisu: alunos reclamam de problemas com lista de espera
Quem só escolheu uma opção de curso afirmou não ter conseguido se inscrever na lista de espera aberta nesta terça
Alunos que colocaram apenas uma opção de curso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com medo das novas mudanças que não dariam oportunidade de lista de espera para os aprovados na segunda opção se depararam com uma surpresa na manhã desta terça-feira (29). Quem não foi convocado na chamada regular relatou não ter conseguido se inscrever na lista de espera, que segue aberta até a próxima terça-feira (5).
Desde as primeiras horas da madrugada era possível ver os relatos dos estudantes nas redes sociais. A maioria deles afirmava que, como estratégia, colocou apenas uma opção de curso (a única que gostariam de cursar). Todos afirmavam que não tinham conhecimento de que deveriam obrigatoriamente se inscrever nas duas opções para participar da lista.
A estudante Martha Leal foi uma das que utilizou as redes sociais para relatar problemas com a lista de espera. A decisão de colocar apenas uma opção de curso foi estratégica. "É meu sonho cursar psicologia, por isso, quando vi a nova atualização do Sisu sobre toda aquela coisa de que se eu fosse aprovada em qualquer uma das opções eu não teria direito de entrar na lista de espera, decidir ficar apenas na primeira opção", afirma.
Para garantir o lugar na lista de espera, ela entrou no sistema por volta das 00h (horário de Brasília) e não achou em nenhum lugar a opção de se inscrever. "Quando eu vi que a opção não tava lá, me assustei, mas desconsiderei, achei que era porque o site não tinha atualizado ainda", conta. Ao acordar, ela tentou novamente e não conseguiu. Entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) via e-mail, mas ainda aguarda o retorno do órgão.
O LeiaJa.com entou em contato com o MEC, responsável pela plataforma do Sisu e aguarda respostas sobre o assunto.