Rede de ensino do Recife tem primeiro curso de mandarim
Público conta com aulas gratuitas
Pela primeira, a rede municipal de ensino do Recife oferece aulas de mandarim. De acordo com a Prefeitura, a atividade é oriunda de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e o Instituto Confúcio.
As aulas gratuitas são realizadas as terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, por meio do programa Qualifica Recife. Os encontros são promovidos no Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, no bairro da Boa Vista, área central da cidade. Ao todo, 15 alunos participam da qualificação.
“Sou estudante de Relações Internacionais e já falo inglês, francês e espanhol. Tenho muito interesse em fazer Mestrado e Doutorado na China, o que vai me dar muitas oportunidades de crescimento no mercado de trabalho e também na área acadêmica”, comenta a aluna Lara Cunha Lima, conforme informações da assessoria de comunicação da Prefeitura do Recife.
Antônio Júnior, secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, enaltece a importância da China para relações estratégicas com o Brasil. “A China é o maior parceiro comercial do Brasil, o que mostra a importância do curso de mandarim para a qualificação profissional dos alunos. A educação é o maior legado que podemos deixar para nossos filhos e foi a partir dela que países asiáticos como Singapura e Coreia do Sul, além dos próprios chineses, cresceram tanto nos últimos 20 anos”, destaca o secretário.
Segundo o diretor do Instituto Confúcio, Lin She Pin, o curso, além de promover educação, propaga a cultura chinesa em Pernambuco. “Nossa missão é o ensino da língua mandarim, a mais falada no mundo, além da difusão da cultura chinesa. O Recife é a única cidade do Nordeste onde nós atuamos. É uma grande alegria fazer essa parceria com a Prefeitura”, declara, segundo a assessoria.
O Qualifica Recife é oferecido pela Prefeitura local. Informações sobre a abertura de novas turmas poderão ser consultadas no site do programa.