Estudantes recebem orientação sobre mercado de trabalho

Palestras promovidas pela UNAMA - Universidade da Amazônia indicam aos jovens o caminho da qualificação e do empreendedorismo

por Rosiane Rodrigues sex, 10/05/2019 - 16:08

Os alunos da UNAMA - Universidade da Amazônia participaram da I Jornada de Trabalhabilidade realizada pelo Núcleo de Trabalhabilidade da instituição. O evento ocorreu na noite de terça-feira (7), no campus Alcindo Cacela, em Belém.

Quem tinha dúvidas sobre como conseguir organizar as finanças, quais as exigências do mercado de trabalho na atualidade e como desenvolver um bom marketing pessoal, pôde aprender com os palestrantes que atuam nessas áreas. A finalidade da jornada foi proporcionar aos alunos visão sobre como devem se posicionar no mercado de trabalho. 

Regina Teixeira, coordenadora do Núcleo de Trabalhabilidade, explicou que o conceito em voga não é mais empregabilidade, mas sim a trabalhabilidade. "Na empregabilidade eu quero só um emprego. Aa trabalhabilidade, não, ela vai nos proporcionar a oportunidade de entender que nós somos uma empresa e que nós temos que ser empreendedores. É ensinar aos nossos alunos a empreender, a serem criativos, a visualizar que a profissão dele não é só trabalhar numa empresa, mas que ele pode ser dono de uma empresa, que ele pode ser um profissional liberal e que ele precisa deter conhecimento de diversas áreas", afirmou.

Para Fabíola Cereja, administradora financeira, o planejamento financeiro tem que começar de forma pessoal e não adianta pensar em planejamento financeiro sem educação financeira. "Já tenho que pensar desde agora como é que eu vou me capitalizar para no futuro conseguir alcançar esses objetivos. É muito importante a gente traçar primeiro um objetivo, o que realmente eu quero com o meu dinheiro. Hoje a tecnologia ajuda muito. A gente tem várias planilhas disponíveis em aplicativos de celular que dá para fazer controle dos gastos diários e identificar onde os recursos financeiros estão sendo drenados", explicou.

Os alunos também aprenderam sobre a importância da Logística nas empresas com José Tomaz, Engenheiro Civil, que falou explicou que a sobrevivência de uma empresa do varejo, industria ou atacado depende da utilização da logística. 

Márcia Tuma, pedagoga e administradora, falou sobre o papel dos colaboradores nas organizações. "Hoje o ser humano é o ativo das organizações, por conta disso ele ficou em evidência. A globalização trouxe muitas exigências para as pessoas de hoje, as competências, eu tenho que ter competência para ser empregável, para além de conseguir um emprego me tornar fixo nele. O mercado passou a ter também a trabalhabilidade, que é o momento que você tem o poder para gerar renda, se você tem carteira assinada ou não. Essa é uma das diferenças principais que o nosso aluno tem que ter, porque para um ou para o outro de qualquer maneira ele se insere no mercado", detalhou Márcia.

Terezinha Barbagelata, professora de Letras Espanhol, disse que o mercado de trabalho, hoje, exige que o trabalhador seja no mínimo bilingue. "Para que o aluno possa possa ter sucesso na empregabilidade e na trabalhabilidade ele precisa de um outro idioma, porque sabendo de um outro idioma ele consegue competir nesse mercado de trabalho", explicou.

Os alunos parabenizaram o evento. "Eu achei uma palestra superinteressante. Gostei bastante", disse Jhuly Souza, aluna do 7º semestre de Biologia.

 

COMENTÁRIOS dos leitores