Vestibular das Etecs de SP tem inscrições até quarta-feira
São mais de 44 mil vagas para ensino técnico, técnico integrado ao ensino médio e especialização; prova será no dia 16 de junho
As inscrições para o vestibular das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo para o 2º semestre de 2019 estão abertas apenas até a próxima quarta-feira, dia 15. Para efetivar o cadastro que habilita o candidato a participar do exame classificatório, a taxa é de R$ 30. O Vestibulinho das Etecs oferece mais de 44,4 mil vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico Integrado ao Médio (Educação de Jovens e Adultos), Especialização Técnica e acesso às vagas remanescentes de segundo módulo. A prova será realizada em 16 de junho.
Quem pretende concorrer a uma das vagas tem até 15h do dia 15 de maio para realizar as inscrições, que são aceitas apenas via Internet. Após preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento da taxa em dinheiro o candidato estará inscrito. Pessoas com deficiência ou que necessitem de condições especiais para realização da prova devem mencionar essas informações na ficha de inscrição eletrônica. O Manual do Candidato com as informações sobre o processo seletivo está disponível para download no site https://www.vestibulinhoetec.com.br/home/.
Para se inscrever em um dos cursos das Etecs, o interessado precisa ter concluído ou estar matriculado e cursando o Ensino Médio. Quem já concluiu ou está cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) precisa apresentar os certificados. Para aqueles que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até 2016 é necessário providenciar o certificado ou a declaração de conclusão do Ensino Médio.
Especialização técnica
O Vestibulinho das Etecs também disponibiliza 150 vagas para especialização técnica, divididas entre cinco cursos: Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, Enfermagem do Trabalho, Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica, Organização de Eventos Corporativos, Radiocomunicação. Vale ressaltar que os interessados devem ter concluído o Ensino Médio além de ter cursado integralmente o Ensino Técnico relativo ao curso escolhido para especialização.
Cadastro de Reserva
Para concorrer às vagas remanescentes do segundo módulo, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio, ter experiência profissional na área do curso, além de apresentar avaliação e certificação de competências do primeiro módulo. São 10 os cursos técnicos disponíveis: Eletrônica, Automação Industrial, Contabilidade, Informática para Internet, Mecatrônica, Meio Ambiente, Química, Serviços Jurídicos, Guia de Turismo (online) e Administração (online).
Inclusão
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza permite acrescentar pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver em ambas as situações, garante 13% de bônus.