Presidente do Inep é demitido

Informações de bastidores constatam que Elmer Vicenzi causou desconforto entre servidores do Inep

por Camilla de Assis qui, 16/05/2019 - 19:21
Marcelo Camargo/Agência Brasil Elmer Vicenzi estava no cargo há menos de 20 dias Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Vicenzi, foi demitido nesta quinta-feira (16). Vicenzi estava há menos de 20 dias na autarquia responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a exoneração teria sido realizada a pedido do próprio presidente do Inep.

A publicação da saída de Vicenzi ainda será publicada no Diário Oficial da União (DOU). Informações de bastidores, segundo o jornal O Globo, constatam que a demissão foi realizada pelo fato de que Elmer Vicenzi se responsabilizou pelo valor errado de R$ 500 mil referentes ao custo da avaliação do ensino básico anunciado em coletiva de imprensa pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O valor correto seria de R$ 500 milhões. 

Além disso, Vicenzi causou mal estar nos primeiros dias dentro da autarquia ao separar um elevador exclusivamente para uso presidencial. O ex-presidente do Inep, que é delegado da Polícia Federal (PF), também provocou desconforto nos servidores por andar armado. 

Vicenzi foi nomeado pelo ministro da Educação em 29 de abril. O delegado da PF é especialista em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito. Ele já atuou como diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

COMENTÁRIOS dos leitores