Enem: veja resolução de questões mais difíceis de biologia

Professores ajudam feras a solucionar as questões mais difíceis nas últimas três edições do exame

por Ítallo Olimpio seg, 03/06/2019 - 08:15
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Quem está estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que é extremamente importante resolver questões das edições anteriores. Além de exercitar o conteúdo que vem sendo estudado, resolver questões e fazer simulados traz confiança aos vestibulandos na hora das provas que, na edição de 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Com a ajuda de professores de Biologia, elegemos as 6 questões mais difíceis das três últimas edições do Exame - 2018, 2017 e 2016. Confira:

O professor Douglas Marques, do curso BioFácil, acredita que as questões 90 e 75 (caderno azul), do Enem 2016, são as que podem trazer mais dúvidas no momento que os estudantes estão revisando o conteúdo. Veja questões e ouça a resolução das delas.

Questão 90:

Questão 75:





 

Gabarito: Questão 90 (E)/Questão 75 (E)

O professor Phillipe Simões conta que as questões 98 e 105 (caderno amarelo), do Enem 2017, podem confundir os feras na hora da resolução. Confira:

Questão 98:



Resolução:

As proteínas do camundongo se intercalaram com as proteínas da célula humana e isso ocorre da etapa 3 para etapa 4. Isso evidencia uma mobilidade existente na bicamada lipídica,uma vez que proteínas e lipídios não possuem posição fixa na membrana. A migração de proteínas na membrana decorre de sua fluidez. 

Questão 105:



Resolução:

No ciclo do nitrogênio os nitratos são produzidos na etapa final em um processo chamado de nitratação.

Gabarito: Questão 98(B)/Questão 105(A)

Por fim, mas não menos importante, o professor André Luiz também comentou as questões do Enem 2018 que tem podem deixar quem se prepara para o certame impaciente. Assista:

Embed:


O Vai Cair No Enem é uma ferramenta completamente gratuita criada para ajudar quem deseja alcançar a tão sonhada vaga no ensino superior. Acompanhe no Instagram para não perder nenhuma dica de conteúdo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores