Escola dá prêmio de ‘mais irritante’ a aluno autista

Pai da criança contou que menino foi chamado no palco para ganhar troféu

por Lorena Barros qua, 12/06/2019 - 10:18
ABC News / Reprodução Akalis Castejon foi chamado ao palco para receber prêmio ABC News / Reprodução

Uma criança autista do estado de Indiana, nos Estados Unidos, recebeu o prêmio de "aluno mais irritante" da escola na qual cursava a quinta série. O caso foi denunciado pelo pai do menino, Rick Castejon, que afirmou que o filho dele, Akalis Castejon, de 11 anos, foi chamado ao palco para receber o troféu. Segundo a escola, a premiação teve os vencedores escolhidos após votação entre os próprios alunos.

O pai da criança afirmou que o menino, que não se comunica verbalmente, não entendeu o ocorrido. “Quando chamaram ele no palco ele estava muito animado por conseguir uma 'estrela dourada', porque ele é muito tímido”, afirmou o pai da criança em entrevista ao canal norte-americano ABC News. Ele contou, ainda, que os pais presentes no local não aplaudiram e que ele decidiu deixar o troféu na mesa e se retirar do local.

No dia seguinte à premiação, a mãe de criança, que não compareceu ao evento, foi à escola em busca de algum posicionamento da instituição. Apesar disso, ela afirmou não ter recebido nenhuma desculpa da escola, do professor ou do diretor. O distrito escolar de Gary, onde a Baily Preparatory Academy fica localizada, se posicionou por meio de nota. "A Comunidade Escolar de Gary não compactua com esse tipo de comportamento e continuará a colocar a segurança e bem estar dos nossos estudantes em primeiro lugar", afirmou o documento.

O distrito afirmou, ainda, que uma ação disciplinar vai ser aplicada aos envolvidos no caso, mas não detalhou se a professora de Akalis sofreria sanções em seu emprego.

COMENTÁRIOS dos leitores