Confira 7 filmes para estudar geografia para o Enem

Entre os filmes que têm a ver com geografia, os estudantes podem conferir longas metragens como Hotel Ruanda (2004) e Adeus, Lenin! (2003)

por Camilla de Assis dom, 23/06/2019 - 10:01
Reprodução/YouTube Adeus, Lenin é um dos filmes recomendados para estudar geografia Reprodução/YouTube

O final de semana chegou e, com ele, a vontade de assistir a filmes, séries e passar o dia em frente à televisão. Mas, quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que postergar os estudos e dar ênfase ao lazer pode ser prejudicial e culminar em baixo desempenho na prova.

Entretanto, por outro lado, é importante desenvolver as habilidades de armazenar conteúdo e fazer ligação dele com disciplinas tendo como base o que é consumido no dia a dia. Seja um longa metragem, um comercial ou até mesmo uma novela, tudo pode virar maneiras de revisar algum assunto.

Dentro da área do conhecimento da Ciências da Natureza e suas Tecnologias está a matéria de geografia. Com temas como relevo, vegetação, solo, geografia política e econômica, a disciplina é umas de tantas que devem ter tempo reservado para estudo. E ele pode ser realizado até mesmo em frente à televisão, assistindo filmes que tenham a ver com assuntos da matéria.

Abaixo, confira uma lista de filmes elaborada pelo professor Marcel Milani, segundo informações da assessoria de imprensa do Colégio e Curso Poliedro, sobre a disciplina de geografia.

Narradores de Javé (2003)

Filme brasileiro em produção conjunta com a França, narra a história do vilarejo de Javé, que corre o risco de desaparecer diante da construção de uma hidrelétrica. Os moradores decidem escrever sua história na tentativa de transformar o local em patrimônio a ser preservado.

Adeus, Lenin! (2003)

Se passa no contexto da queda do Muro de Berlim. De forma divertida e dramática o filme mostra a reunificação da Alemanha e implantação do capitalismo como sistema econômico.

Hotel Ruanda (2004)

História baseada em fatos reais, herança do imperialismo europeu, retrata o conflito entre Tutsis e Hutus no episódio que ficou conhecido como Genocídio de 1994.

Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999)

Documentário indispensável como parte dos estudos e formação cultural. Dirigido por Marcelo Masagão, o filme retrata as principais memórias do século XX.

O veneno está na mesa (2011)

Documentário essencial para entender o desenvolvimento da moderna empresa agrícola e como a Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional.

Persépolis (2007)

Filme francês de animação, que mostra o Irã no contexto e pós revolução islâmica.

O Grande Ditador (1940)

Sempre importante um clássico na lista para nos lembrar como velhas questões se mantêm atuais. Lançado no contexto da Segunda Guerra Mundial, Chaplin satiriza o nazismo e fascismo e seus protagonistas.   

LeiaJá também

-> Prepare-se para o Enem assistindo a filmes de história

COMENTÁRIOS dos leitores