Veja 5 atitudes para evitar em áreas comuns de empresas

Especialistas falam sobre os fatores

por Marcele Lima ter, 09/07/2019 - 16:16
Pxhere Espaços de convivência precisam ser utilizados com bom senso Pxhere

Boa parte dos brasileiros trabalham entre 30 e 44 horas semanais. Com tanto tempo fora de casa, é importante que as empresas ofereçam aos seus funcionários espaços para que possam ter momentos de distração, relaxamento e para que interajam uns com os outros, durante os intervalos previstos na rotina. No entanto é preciso se ater a algumas regras de convivência, para que todos que utilizem o local possam aproveitá-lo da maneira que desejam. 

Para a gestora Janicelli Carvalho, o objetivo das empresas ao criar esses locais é mostrar que os profissionais são parte importante daquele negócio, que há uma preocupação com o bem estar de todos. “O colaborador pode naquele determinado intervalo pode recarregar as energias necessárias para retornar ao seu trabalho mais produtivo”, diz.

Vale também utilizar o bom senso e a educação para evitar que quem procurou um momento para desopilar, acabe se chateando e tendo um estresse ainda maior do que se não tivesse a sua pausa.

O Especialista em Recursos Humanos Jessé Barbosa de Araújo traz algumas dicas que possibilitam uma convivência saudável e respeitosa dentro dos áreas comuns no ambiente de trabalho. Confira:

Fale baixo

As pessoas tendem a falar alto em espaços comuns, mas em um ambiente barulhento fica difícil relaxar no momento de pausa nas atividades; além disso, as pessoas podem ficar incomodas por estarem tentando se concentrar em uma leitura, tirar um cochilo ou simplesmente se concentrar em uma conversas com seus colegas.

Use fone de ouvido

O espaço é para ser usado por todos. A música alta pode atrapalhar quem não quer ouvir seu estilo musical, nem se interessa pelo vídeo que você assiste. Como dito anteriormente, algumas pessoas podem querer utilizar o lugar para dormir.

Atenção à limpeza

Jogue seu lixo na lixeira. Sujou uma mesa, limpe. Afinal, outros colaboradores podem utilizar os equipamentos assim que você sair.

Não ‘alugue’ os espaços comuns

Quem nunca sonhou em sentar naquele sofá da área de descanso e simplesmente tem uma pessoa sentada há horas por lá? Mas, infelizmente muitos colaboradores utilizam os espaços e acabam perdendo a noção do tempo, acabam passando da hora do intervalo, se distraem e acabam impedindo que outra pessoa usufrua do ambiente.

Fumódromo

Não fume fora do ambiente próprio para isto. Se a empresa não possui este local, é respeitoso com quem não fuma procurar uma área externa para fumar. A fumaça do cigarro pode incomodar quem não gosta e causar problemas entre as pessoas.

 

COMENTÁRIOS dos leitores