Reformulação das universidades: MEC vai anunciar programa

Ministério promete detalhar, nesta quarta-feira (17), mudanças significativas para a rotina das universidades federais. Questão financeira deve ser uma das pautas

por Nathan Santos ter, 16/07/2019 - 14:01
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Ministro da Educação participará de uma coletiva de imprensa Chico Peixoto/LeiaJáImagens

No momento em que universidades públicas sofrem com bloqueios financeiros ocasionados pelo governo federal, o Ministério da Educação (MEC) promete anunciar mudanças que devem interferir na rotina das instituições de ensino. Nesta quarta-feira (17), às 9h, em Brasília, será anunciado o programa ‘Future-se’, que segundo a pasta, visa “o fortalecimento” das universidades e institutos federais.

Quando o programa “Future-se” veio à tona, circularam informações de que as universidades federais poderiam passar a cobrar mensalidades dos alunos de graduação. No entanto, o ministro da Educação Abraham Weintraub negou a possibilidade, mas adiantou que a proposta federal é aproximar o contexto nacional aos modelos educacionais de outros países.

“Temos apresentado ações para educação básica, novo FUNDEB, alfabetização, Enem eletrônico, etc. Dia 17 apresentaremos a reformulação das univ. federais, que continuarão públicas e os estudantes NÃO pagarão pela graduação/como hoje. Haverá mais liberdade para pesquisa e trabalho! Não há privatização alguma! Teremos um modelo moderno, que nos aproximará da Europa, Canadá, Israel, Austrália, EUA, etc. A adesão das universidades será voluntária, permitindo separar o joio do trigo...as que quiserem ficar no atual modelo, poderão ficar...”, escreveu o ministro da Educação no Twitter.

Mesmo sem dar muitos detalhes, Weintraub indicou que o novo programa terá, entre suas pautas, a questão financeira das instituições de ensino. “Manteremos a situação atual (pagadores de impostos), porém, a rápida deterioração das contas vista nos últimos anos será interrompida. Há avanços maiores e menos polêmicos que serão apresentados dia 17...não percam...”, comunicou o ministro da Educação.

Além de Weintraub, o secretário da Educação Superior, Arnaldo Lima, participará do anúncio do “Future-se”. Uma coletiva de imprensa será realizada na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).    

COMENTÁRIOS dos leitores