Homem interrompe apresentação do MEC e cobra dinheiro

Um ouvinte da apresentação, até então não identificado, fez cobranças quanto ao contingenciamento financeiro que impacta inúmeras universidades federais

por Nathan Santos qua, 17/07/2019 - 10:03
Reprodução/Facebook/MEC Reprodução/Facebook/MEC

Enquanto o ministro da Educação tentava apresentar o programa que promete autonomia financeira para universidades públicas, homem o interrompeu e cobrou o fim do contingenciamento financeiro que prejudica instituições de ensino.

Durante a apresentação do programa Future-se, que promete autonomia financeira para as universidades públicas, o ministro da Educação Abraham Weintraub, e o secretário de educação superior, Arnaldo Lima, foram interrompidos. Logo no início da fala de Lima, em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília, um ouvinte da apresentação, até então não identificado, fez cobranças quanto ao contingenciamento financeiro que impacta inúmeras universidades federais.

O ministro e o secretário pararam a apresentação. Passaram a observar o discurso do homem. ”Cadê o dinheiro da educação? O problema é hoje, as universidades não têm dinheiro para funcionar. Muitos estudantes estão desesperados, porque não têm dinheiro para bancar sua pesquisa. Vamos devolver o dinheiro do contingenciamento! Estamos dispostos a dialogar, queremos resposta para hoje. Nós queremos uma resposta imediata. Como nós vamos pensar um projeto para o futuro?”, disse o homem.

Arnaldo Lima, instantes após o discurso crítico, questionou: “Acabou?”. O secretário de educação superior continuou: “Por isso que estamos fazendo consulta pública. A gente está ouvindo as opiniões”, disse Lima.

O ministro da Educação, por sua vez, argumentou que existe “desinformação” sobre o contingenciamento. Para ele, há pontos que precisam ser esclarecidos e, diante dos problemas financeiros que afetam as instituições de ensino, Abraham Weintraub defendeu que o Future-se é uma alternativa viável para dar autonomia financeiras para as universidades.

Em seguida, Arnaldo Lima convidou o rapaz para acompanhar a apresentação do programa mais próximo do palco onde ele e o ministro da Educação expõem as informações sobre o Future-se. O homem aceitou o convite e passou a acompanhar as falas dos representantes federais.

COMENTÁRIOS dos leitores