CNPQ suspende resultado de seleção de novas bolsas

O principal motivo que impede a divulgação dos estudantes contemplados é a falta de recursos financeiros

por Marcele Lima qui, 25/07/2019 - 08:51
Pixabay . Pixabay

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) decidiu suspender a divulgação dos resultados da segunda fase de uma seleção para bolsas de pesquisa iniciada em 2018. O motivo declarado é a falta de recursos financeiros. O prazo de suspensão é até 30 de setembro desde ano.

O anúncio foi feito no site do CNPQ, que informa que a decisão está prevista no item 16.2 do edital que diz que "a qualquer tempo a Chamada poderá ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Diretoria Executiva do CNPq, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada". A decisão não implica em direito a indenizações ou reclamações pelas partes que se sentirem prejudicadas.

O programa previa a liberação de R$60 milhões para estudantes de pós-graduação que atuam no Brasil e que fazem intercâmbio em outros países. R$ 51 milhões já foram liberados, sendo suspensos o restante dos recursos. Existe a possibilidade dos estudantes receberem as bolsas, desde que haja a liberação de um novo crédito suplementar.

O CNPQ é uma agência ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores e já beneficiou milhares de estudantes brasileiros.

COMENTÁRIOS dos leitores