Volta às aulas: veja 7 passos para recuperar os estudos

Estudantes retornam às atividades escolares nesta quinta-feira (1º) após período de férias

por Marcele Lima qui, 01/08/2019 - 06:30
Pixabay . Pixabay

Nesta quinta-feira (1º), os estudantes voltam às aulas nas principais escolas do Brasil. Nos primeiros dias do retorno é difícil se adaptar ao ritmo dos estudos. Muitos aproveitaram o mês livre para dormir até mais tarde, acordar sem o auxílio do despertador, “maratonar” as séries favoritas, entre outras atividades. Só que agora é o momento de focar nas aulas, principalmente para alunos que desejam passar direto e os concluintes do ensino médio que estão a menos de 100 dias do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para a psicóloga da Escola Conecta, localizada no Recife, Janayna Rosas, é hora de reorganizar os estudos e se apegar aos temas que geraram dúvidas no primeiro semestre, sabendo lidar com a ansiedade na contagem regressiva para o Enem. “Existem dois tipos de estudantes: aqueles que se dedicaram aos estudos e os que de fato saíram de férias, mas agora é necessário que todos reorganizem os horários e comecem a registrar os conteúdos, os exercícios que não conseguiram resolver por ter escolhido descansar”, alerta a psicóloga. Confira mais dicas de Janayna para encarar todos os desafios do segundo semestre escolar:

1- Arrume a mochila

Nada melhor do que voltar para sala de aula com tudo organizado! Pode ser que a mochila ainda esteja do jeito que estava lá no último dia de aula do primeiro semestre, então vale dar uma conferida no material, agora é hora de deixar tudo pronto para recomeçar a etapa final do ano letivo.

2 - Anotações

Quem está no ritmo do Enem dificilmente tirou o mês inteiro para relaxar. Volte aos conteúdos que ainda estão martelando na cabeça e anote no caderno os tópicos, os exercícios que não conseguiu resolver e leve para serem esclarecidos pelos professores em sala de aula. Sua dúvida pode ter sido a mesma do colega e o assunto pode ser o ponto chave da quebra de gelo do reinício.

3 - Rotina

Voltar para escola em plena quinta-feira pode ser complicado, porque o final de semana está na porta e esse detalhe pode atrapalhar os mais relaxados que possuem dificuldade para voltar ao ritmo anterior. Mas é fundamental ir para cama mais cedo, para acordar dispostos no dia seguinte. Defina os horários da semana, mesmo quem estuda à tarde. Dormir bem é fator decisivo na qualidade do aprendizado.

4- Metas

Novembro está batendo à porta. Os dois primeiros finais de semana são de compromissos dos feras com o Enem. Estabelecer metas desta a quinta até o primeiro dia de provas pode ser um passo importante para focar nos estudos. Saber aonde se quer chegar é crucial para recomeçar com o pé direito. E quem não vai fazer o Enem, mas quer passar de ano, sem recuperação, a dica é a mesma: trace metas finais. Ninguém gosta de quase virar o ano na escola, enquanto os amigos já estão aproveitando o verão.

5 - Conte com o professor

Até o último momento, o professor vai estar ao lado do aluno para tirar dúvidas e até ajudá-lo a lidar com os momentos de nervosismo e desconfiança. Não tenha vergonha de perguntar, de dizer que não entendeu e pedir para repetir. O que ele mais deseja é o sucesso dos seus alunos.

6 - Estude

Especificamente para quem ainda está no primeiro e no segundo ano do ensino médio, não é correto deixar para estudar todo o assunto um dia antes da prova. Conseguir montar um horário de estudos diário pode auxiliar no cumprimento da meta de não ir para recuperação, por exemplo. Também auxiliará na preparação visando o Enem nos anos seguintes. Já para os concluintes, não existe outra possibilidade para ser aprovado no Exame. Revisar os tópicos em casa, resolver provas anteriores e discutir com os professores e colegas os questionamentos é um belo caminho para o listão.

7 - Descanse

Momentos de descanso e lazer em família, com os amigos, namorado, podem fazer toda a diferença. É a hora do relaxamento, da desopilação. Existem alguns feriados nesta segunda etapa do ano que podem servir como um respiro. Escolha um dia, um final de semana. Não faz mal a ninguém e sem dúvida vai trazer todo o pique necessário para o aprendizado.

COMENTÁRIOS dos leitores