Consulta pública do Future-se entra na última semana

Programa conta com mais de 34 mil pessoas cadastradas

por Bruna Oliveira qua, 07/08/2019 - 14:37
Pixabay Interessados devem criar um cadastro na plataforma do programa Pixabay

Os cidadãos que desejam contribuir com o Future-se, programa  lançado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa aumentar a autonomia administrativa e estimular a captação de recursos próprios pelas universidades federais, têm até as 23h59 do dia 15 de agosto para enviar sugestões sobre as ideias apresentadas na proposta por meio da plataforma da consulta pública. São mais de 34 mil pessoas cadastradas até o momento.

Para participar do programa, é necessário que os interessados criem um cadastro com e-mail e CPF no site da plataforma, preencha um perfil indicando sua cidade e estado, faixa etária, nível de escolaridade e ocupação.

 A consulta pública é composta por duas etapas. Na primeira, os participantes podem escolher três opções a cada capítulo: "totalmente claro", "claro com ressalvas" e "não está claro". Além disso, há espaço para incluir comentários por escrito no fim de cada capítulo. Já na segunda etapa, os participantes podem também  utilizar um campo de texto para fazer comentários gerais sobre o tema e ainda contribuir com ideias.

O sistema da consulta pública já registrou 10.945 comentários sobre, pelo menos, algum ponto da proposta. As contribuições devem ser consolidadas pelo MEC para aperfeiçoar as propostas normativas do programa.

COMENTÁRIOS dos leitores