Greve geral: Adufepe promove Universidade nas Ruas

Projeto integra o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação e Previdência

por Bruna Oliveira ter, 13/08/2019 - 11:11
Cortesia Diretor da Adufepe, Audisio Costa, fala sobre a importância da defesa da universidade Cortesia

Na manhã desta terça-feira (13), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), em parceria com as clínicas-escola da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está promovendo, na Praça do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, o Universidade nas Ruas, projeto que integra o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação e da Previdência, uma greve Geral que consiste em realizar movimentos em defesa da educação em todo Brasil.

Com o objetivo de protestar principalmente contra os cortes na educação, docentes da Adufepe promovem palestras e oficinas voltadas para a área de saúde. Também estão sendo oferecidos para a população exames, serviços de fisioterapia, entre outros. Segundo o professor de tecnologia computacional educacional da UFPE, Ederson Siqueira, mais de 500 pessoas já passaram pelo local até o momento. “É importante falar para a sociedade civil a relevância que tem o estudo e as práticas de extensões universitárias.”, explica o docente.

Dentro das pauta de contraponto propostas pelo ato também está a Reforma Previdenciária e a discordância em relação ao programa Future-se.

À tarde, a greve geral da educação conta com um ato unificado na Rua da Aurora, localizada no centro da capital pernambucana, com a presença de movimentos estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), além da presença da categoria de professores, por meio dos Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), entre outros. Movimentos sociais e centrais sindicais em geral também participam do encontro.

Em decorrência do ato, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) divulgou uma nota oficial comunicando a suspensão das aulas e atividades administrativas a partir das 17h.

COMENTÁRIOS dos leitores