Polícia descobre fraude em concurso e oito PMs são presos

ter, 13/08/2019 - 11:36 Atualizado em: ter, 13/08/2019 - 12:59
Reprodução/Facebook/policiamilitarpiaui Reprodução/Facebook/policiamilitarpiaui

A Polícia Civil do Piauí, deflagrou na manhã desta terça (13), a Operação Fraudulenti, que cumpre nove mandados de prisão por fraude ao concurso da Polícia Militar em 2014. Oito dos alvos fazem parte do quadro da PM-PI.

Foram expedidos ainda nove mandados de busca e apreensão. Os presos são acusados de fraude à certame de interesse público, furto e associação criminosa.

Segundo a delegada que investiga o caso, os PMs presos tinham um grupo no Whatsapp onde debochavam do Grupo de Repressão ao Crime Organizado- GRECO, que iniciou as investigações sobre a fraude. "Eles ironizavam a polícia. Em uma apreensão em 2017 tivemos acesso ao celular que tinha esse grupo", disse Tatiane Trigueiro.

A investigação que resultou na prisão temporária dos policias militares iniciou em 2014. O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, disse que o tempo foi necessário para que as prisões fossem "bem fundamentadas". 

O único preso na operação que não é PM foi identificado como Antônio Yuri Rodrigues da Cruz Neto. Segundo a polícia, ele era funcionário da gráfica onde as provas foram impressas. "Em interrogatório um dos acusados admite que furtou essa prova e deu a prova para outros investigados", contou a delegada, em entrevista coletiva.

No depoimento Antônio disse que não recebeu dinheiro dos suspeitos e que repassou a prova "por amizade". A polícia não descarta a possibilidade de desdobramento da operação.

Policiais militares presos:

Gitã Duarte Ferro

Gezza Duarte Ferro

Antônio Francisco Mendes da Silva

Fernando Coutinho dos Santos

Danilo Barros e Silva

Jeová Gomes da Silva

Bráulio Siqueira Cândido de Sousa

Francisco de Assis Gonçalves da Silva

 

COMENTÁRIOS dos leitores