UFRR declara posição contrária ao Future-se

Universidade informa que a liberdade de pesquisa e a produção de conhecimento ficam comprometidas com o programa

por Bruna Oliveira qua, 14/08/2019 - 16:23
RCCaleffi, COORDCOM/UFRR UFRR divulgou nota oficial sobre o Future-se nesta quarta-feira (14) RCCaleffi, COORDCOM/UFRR

O Conselho Universitário (CUni) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) declarou, nesta quarta-feira (14), posição contrária ao Programa Universidade e Institutos Inovadores e Empreendedores (Future-se), do Ministério da Educação (MEC), por meio de nota oficial.

No texto, a universidade explica que rejeita o programa porque ele propõe alterações das atividades de ensino, pesquisa e extensão, subordinando-as aos padrões do mercado. A instituição deixa claro que, desta forma, a liberdade de pesquisa e a produção do conhecimento fica comprometida, já que, no caso da UFRR, o estudo da diversidade local contribui para o desenvolvimento regional e nacional, em particular, da região amazônica.

“A UFRR, soma-se a outras IFES (Instituições Federais) e associações, que visam conscientizar sobre a necessidade de termos garantidos os princípios constitucionais dos quais não podemos afastar-nos, bem como da função social de mantenedora dos valores que balizam a vida universitária, exercendo a postura de defensora da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, por todos os meios legais e necessários”, pontua o trecho da nota.

Outras universidades federais já se posicionaram

No dia 1° de agosto, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) publicou uma nota informando uma moção de repúdio ao programa Future-se. Já na última quinta-feira (8), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), informou, por meio de nota, que não recomenda o Future-se.

O Future-se é um programa criado pelo Ministério da Educação, que, segundo o governo, tem o objetivo de aumentar a autonomia administrativas das instituições. O MEC também pretende, por meio do programa, firmar parcerias entre a União, universidades e organizações sociais. O Future-se pretende ainda que as instituições captem seus próprios recursos que auxiliem em sua manutenção.

LeiaJá Também

--> UFRJ diz que não vai aderir ao programa Future-se

--> Future-se: Unifap não fará adesão ao programa do MEC

 

COMENTÁRIOS dos leitores