Emprego: falsas vagas atraem dezenas de pessoas em Niterói

Gestor de recursos humanos ensina como se precaver de notícias falsas sobre vagas de emprego

por Bruna Oliveira sex, 16/08/2019 - 11:13
Pixabay Falsas vagas de empregos foram propagadas nas redes sociais Pixabay

Dezenas de pessoas formaram fila no Centro de Niterói, município na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (16), para se candidatar a vagas de empregos, que na verdade, não existiam. O anúncio, com falsas oportunidades, circulava por meio mensagens de áudio no aplicativo WhatsApp, informando que haveria a inauguração de uma suposta sede do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) na Avenida Feliciano Sodré.

Em um dos áudios, a pessoa não identificada dizia trabalhar na sede do Sine. "Quem tiver desempregado na sua família, manda pro Sine Niterói, a inauguração vai ser sexta-feira, dia 16, na rua da rodoviária, oito da manhã. Eu não vou 'tá' lá. Eu trabalho na matriz, eu trabalho na sede, lá no Rio. Manda a galera pra cá porque tem muito emprego, muito emprego. Manda todo mundo pra cá. Sexta-feira, dia 16 de agosto, levar todos os documentos. Eu não vou tá lá, mas vai ter muita vaga de emprego, manda a galera toda pra lá", dizia a mensagem. Já no Facebook, as falsas postagens indicavam haver cerca de 1.500 vagas na falsa sede em Niterói. 

Em entrevista à TV Globo, a subsecretária de Emprego e Renda, Ana Asti informou que se tratava  de falsos boatos.“Nós não temos, neste presente momento, nenhum Sine sendo inaugurado”, contou.

A fila só se desfez quando um funcionário da Prefeitura de Niterói chegou ao endereço e avisou às pessoas que não haveria nenhuma inauguração.

Falsas vagas de emprego

Em maio de 2018, um boato que circulou nas redes sociais levou dezenas de pessoas ao canteiro de obras do  Bus Rapid Transit  (BRT), em Salvador, capital baiana.  A falsa notícia informava sobre uma recrutação de trabalhadores para a construção do BRT.

Na cidade do Cabo de Santo Agostinho, localizada em Pernambuco, milhares de pessoas caíram na notícia falsa que dizia selecionar trabalhadores para a construção de um novo shopping na cidade. O caso aconteceu em novembro de 2018.

 Como não cair em falsas notícias sobre vagas de emprego?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até fevereiro deste ano, o Brasil contava com 13,1 milhões de pessoas desempregadas. Desta forma, quem busca uma vaga no mercado de trabalho muitas vezes cai nas chamadas fake news.

Segundo o coordenador de Gestão de Recursos Humanos da UNINABUCO, Jessé Barbosa, é importante que o profissional pesquise se a vaga realmente existe. “Se a vaga informa que uma empresa está com processo seletivo em aberto, o interessado deve acessar o site da instituição e verificar a disponibilidade da vaga”, pontua.

De forma rápida e simples o profissional também pode confirmar a vaga ao fazer uma ligação para o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa. 

Para o coordenador, o interessado na vaga também pode recorrer ao Linkedin, já que, para ele, é uma das maiores redes de network e temáticas relacionadas ao mundo do trabalho. “Verifique se na sua rede tem alguém que trabalhe na empresa e confirme as informações que foram prestadas”, aconselha.

COMENTÁRIOS dos leitores