Enem: vale a pena colocar título na redação?

Professores esclarecem a dúvida para que o fera alcance nota mil

por Bruna Oliveira dom, 18/08/2019 - 08:44
Unsplash Unsplash

A redação é uma das etapas fundamentais e mais temidas pelo candidato que participa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, este ano, acontece nos dias 3 e 10 de novembro, ambos no domingo. O texto, que possui grande peso na correção da prova, deve ser dissertativo-argumentativo e ter até trinta linhas. Já o título fica à critério do fera que pode criá-lo ou não, mas como saber se vale ou não vale a pena inserir um título na redação?

Para o professor de redação, Diogo Xavier, o título serve como um cartão de visita para o leitor. “Ele pode dar um impacto positivo, aguçar a curiosidade afetando, mesmo que minimamente, o estado de espírito do corretor”, explica mostrando a importância que ele tem para o texto.

Um bom título deve estar bem relacionado ao que foi discutido no desenvolvimento dos argumentos e não somente ao tema. Por isso, o mais aconselhável é que o candidato crie o título após o rascunho estar finalizado. Segundo Diogo, o estudante pode capturar um trecho do texto ou fazer uma paráfrase,, além de "brincar" com elementos referenciados, como filósofos ou trechos de música e colocar como título.

“Uma redação nota mil, por exemplo, sobre o tema ‘Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil’, citou Hobbes para argumentar sobre a necessidade de implementar leis para evitar o caos no trânsito. O título foi ‘O homem do lobo ao volante’, fazendo referência à frase ‘O homem é o lobo do homem’ que é a frase mais conhecida do filósofo”, comenta o professor sobre a redação de um candidato que tirou nota máxima na edição do Enem 2013.

Se o candidato não possuir uma boa ideia para o título, o ideal é que não o faça, já que o efeito pode ser contrário e provocar um impacto negativo gerando, assim, um início de leitura pessimista. “O texto deve estar muito bom para quebrar esta impressão inicial e, como o Enem possibilita que o autor opte por colocar ou não um título, é melhor não colocar”, explica Diogo Xavier.

Para a professora de redação, Tereza Albuquerque, o título da redação só seria recomendado, caso fosse um critério exigido pelo exame. “Além de consumir o tempo de prova do estudante, o título também o faz perder a quantidade de linhas da redação”, alerta.

Tereza também aconselha sobre como o candidato deve se portar durante o processo. “O aluno, ao realizar a prova, deve ser cirúrgico e direto”, explica a profissional.

COMENTÁRIOS dos leitores