Veja como porcentagem pode cair na prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio vem cobrando porcentagem como um dos assuntos principais da prova de matemática

qua, 21/08/2019 - 17:30
Pixabay Veja como porcentagem pode cair na prova do Enem Pixabay

Nos últimos cinco anos, a prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem cobrado dos candidatos habilidades para solucionar problemas envolvendo porcentagem. De acordo com estudo desenvolvido pelo Sistema de Ensino Poliedro, questões que abordam o assunto, junto com matemática financeira, corresponderam a 11% da prova neste período.

“Sua recorrência ocorre devido a proposta da prova em contextualizar situações-problema do cotidiano, e como trata-se de uma ferramenta presente no dia a dia, acaba aparecendo frequentemente”, explica o professor de matemática Júlio César Cocão.

Conceitualmente, a porcentagem é uma fração em que o denominador é igual a cem. Faz parte da vida de todo mundo, porque está ligada ao cálculo de preços, descontos, lucros. Por exemplo, uma pessoa que teve um desconto de 10% em uma peça de roupa que custa R$ 50 sai da loja pagando R$ 45.

Os estudantes devem estar preparados para solucionar problemas simples como o citado, mas também com temáticas mais complexas que envolvam lucros, juros, probabilidade e não só em quesitos de matemática, como também nas provas de física, química e biologia. “É uma ferramenta de cálculo importante, como em genética, por exemplo”, diz o professor Cocão.

A prática facilita o aprendizado. Pegar provas anteriores para ir se familiarizando com o formato específico do Enem, que geralmente traz um texto com todos os dados exigidos para a resolução, é o ideal. “A porcentagem de algo representa uma fração do mesmo. Então pode ser resolvido pela razão entre a PARTE pelo TODO, como pela proporção, através de uma Regra de Três Simples, diretamente proporcional”, orienta o professor de matemática, Júlio Cocão.

Veja um modelo de questão e tente solucionar. 

Uma academia de ginástica é frequentada por 400 alunos, dos quais 20% são homens. Depois de uma promoção, o número de alunas aumenta e a porcentagem de homens cai para 16%. Quantas mulheres começaram a frequentar a academia depois da promoção?

a) 100

b) 20

c) 80

d) 75

e) 60

        Resolução

0,2 (20%) . 400 = 80 homens

Logo 320 mulheres (0,8 = 80%)

Após a promoção:

Por uma Regra de Três Simples ...

80 --- 16% (H)

 x  ---  84% (M)

16x = 6.720

x = 420

420 - 320 = 100 mulheres a mais

A resposta então é letra A.

Confira um vídeo do professor Gabriel Lira resolvendo mais uma questão:

 

 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores